quarta-feira, 27 de março de 2013

Ideias DIY | Passo a passo - Letras decorativas de papelão forradas com tecido


Olá meninas!

Essa seção do blog que eu chamei de idéias DIY é uma terapia para mim. Eu gosto muito de me aventurar em trabalhos manuais como um hobby e fico super feliz quando concluo um projeto, daí corro para compartilhar com vocês com o objetivo de mostrar que qualquer pessoa pode fazer também, basta um pouquinho de paciência e dedicação. Escolhi a sexta-feira para postar essas idéias como uma proposta para o fim de semana, mas em função do feriado desta sexta-feira o projeto DIY dessa semana será postado hoje! E por que não na quinta?! Ah... porque eu sou uma pessoa muito ansiosa...rsrs

Que as letras decorativas são um sucesso absoluto todas nós concordamos. Elas invadiram o mundo casamenteiro e a decoração das casas mundo afora. Não há como resistir a essas letrinhas tão lindas que podem ser encontradas formando as iniciais dos nomes, palavras românticas, motivacionais e até mesmo frases inteiras... e, por isso eu decidi que as queria também na decoração da minha casa. Mas... ao invés de comprá-las prontas eu decidi botar a mão na massa e fazer minhas próprias letras decorativas e para isso escolhi como material de partida o papelão (das caixas que usei na minha mudança), então também é um projeto que envolve reciclagem. Para o acabamento, escolhi tecidos fofos, só porque eu sou apaixonada por tecidos e não consegui resistir... agora sejamos honestas, dêem uma olhadinha na imagem a seguir e me digam, tem como resistir?!


 Então vamos ao que interessa de fato, o passo a passo...

1) Eu escolhi a palavra “AMOR” e para começar precisei criar um molde para as letras. Para isso, risquei as letras em quadrados de papel (eu usei papel colorplus porque tinha sobrando em casa, mas pode ser qualquer papel) com 14,8 cm de altura por 14,8 cm de largura e desenhei as letras dentro desse espaço, usando uma régua para traçar as linhas, de modo que elas ficassem com a mesma medida do quadrado de papel. Depois foi só recortar as letras com uma tesoura e os moldes estavam prontos, mas para facilitar a vida de vocês vou deixar o arquivo para download dos moldes aqui.



2) Com auxílio dos moldes eu risquei as letras no papelão, em duplicata, porque eu queria que as letras tivessem um efeito 3D.

 3) Para conseguir esse efeito 3D eu precisava de alguma coisa que mantivesse as duas faces de cada letra unidas, porém mantivesse um espaço entre elas. Para isso cortei tiras de papelão com 8 cm de comprimento e 2 cm de largura.  Ao longo dos 8 cm de comprimento eu marquei linhas a cada 2 cm, de forma a dividir cada tira de papelão em 4 quadradinhos de 2 cm x 2 cm, assim:


4) Dobrei cada tira de papelão no formato de um cubo com 2 cm x 2 cm. As dobras foram feitas nas linhas riscadas anteriormente e para manter as duas pontas unidas eu usei um pedacinho de fita crepe.

 5) Para exemplificar o processo de montagem das letras vou usar a letra “A”, depois é só fazer o mesmo com as outras. Colei (com cola branca) alguns cubinhos de papelão em uma das faces que irão compor a letra A. (Ah... desculpem a mudança de cenário nas próximas fotos, mas essa parte eu fiz em um dia que passei na casa da minha avó, e as fotos estão escuras porque estava de noite e a luz não estava boa)


 6) Passei cola branca nos cubinhos e colei a outra face da letra “A” por cima, como se fosse um sanduíche.


Vejam como ficou a lateral da letra:

 7) Para fechar as laterais e a parte interna das letras eu cortei tiras de papel cartão. Escolhi esse papel por seu resistente, porém mais flexível que o papelão, o que nos permite fazer contornos arredondados com mais facilidade.

 8) Usei as tiras para vedar as laterais e a parte interna das letras e para manter as tiras presas eu usei fita crepe.



9) Para dar mais resistência às letras eu as cobri com pequenos pedaços de jornal, os quais fui colando em camadas, usando cola branca. Quanto maior o número de camadas de pedaços de jornal, mais resistente ficará a letra.

 10) Esperei a cola secar e apliquei 3 demãos de tinta acrílica branca, com intervalo de 30 minutos entre cada demão. Após a última demão esperei a tinta secar completamente. Obs: Se o tecido escolhido tiver fundo escuro não há a necessidade de tantas demãos de tinta. (Agora de volta ao cenário original, minha casa, rsrs)


11) Depois que a tinta estiver completamente seca é hora de forrar as letras com tecido. Vocês podem forrar da maneira que acharem mais conveniente, eu vou mostrar como eu fiz. Comecei cortando um pedaço de tecido com tamanho suficiente para cobrir uma das faces e as laterais da letra.


12) apliquei bastante cola branca em uma das faces da letra e colei no verso do tecido, tomando o cuidado de deixar bem lisinho e sem bolhas, pois no final essa será a parte da frente.

 13) Passei cola em uma das laterais e fixei o tecido. Cortei o excesso de tecido, deixando uma aba de aproximadamente 1 cm, que foi colada na parte de trás da letra.

 14) Repeti o processo do outro lado...


15) E na parte de cima...


16) Fiz o mesmo ao longo de toda a extensão da letra, sempre dobrando e cortando o excesso de tecido e colando as abas na parte de trás, até ficar assim:

 17) Para a parte interna da letra eu fiz um pequeno corte (com a tesoura) no pedaço de tecido que estava cobrindo o centro e dobrei o tecido, colando-o na parte interna da letra.


18) Para o acabamento dessa região, cortei uma pequena tira de tecido e colei ao longo de toda a parte interna, sempre cortando o excesso e colando as abas na parte de trás da letra.

19) Para finalizar risquei e cortei a letra “A” no tecido, usando a própria letra que está sendo forrada como molde.

20) Passei bastante cola na parte de trás da letra e colei esse tecido recortado no formato da letra para fazer o acabamento.


21) Para impermeabilizar usei termolina leitosa, que protege o tecido contra a sujeira e a umidade e impede que ele desfie.

Repeti todas essas etapas com todas as letras. Dá um certo trabalho, mas o resultado compensa, vejam só:



Usei quatro tecidos diferentes, em tons de azul, verde e branco... um mais fofo que o outro não acham?


Eu queria usar as letras para decorar meu quarto e optei por colá-las em uma parede que estava completamente vazia entre a porta do quarto e a porta do nosso banheiro, vejam só:


Para colar as letras usei fita adesiva fixa forte, mas se quiserem também podem colocar as letras apoiadas sobre uma prateleira ou algum móvel, pois como elas foram feitas em 3 dimensões elas podem ficar em pé. As noivinhas de plantão podem fazer para o chá, noivado ou casamento e guardar para decorar a casa depois!

E então meninas, o que acharam?! Espero que tenham gostado e que vocês também se aventurem a fazer essas letrinhas... e se fizerem depois venham me contar, ok?!

Por hoje vou ficando por aqui!!!

Beijinhos!!!



Essa postagem faz parte da Blogagem Coletiva do mês de março promovida pelo blog Vida Todo Dia, cujo tema é: Meu Post Favorito


terça-feira, 26 de março de 2013

Casamento | Inspiração para uma cerimônia de casamento com decoração rústica

Bom dia meninas!

Hoje quero compartilhar algumas imagens inspiradoras de uma cerimônia de casamento linda, com um ar rústico e cheia de detalhes DIY que a gente ama!!!

Venham comigo, suspirem e inspirem-se!!!

As plaquinhas de madeira indicam o caminho da cerimônia...



E para a cerimônia basta um lugar lindo e a família reunida...


Para decorar, portas antigas, grades, caixotes, velas e flores...



E a chuva de prata surge graciosa que só, adornando as cadeiras dos convidados...



O toque romântico é dado pelas fitas, tecidos e rendas pendurados delicadamente no altar.... e flores, ah sim, a chuva-de-prata dá novamente o ar da sua graça e traz um toque etéreo à decoração... (suspiros)



E as fitas e as rendas emolduram o amor...


Imagens via: Style Me Pretty

Precisa de mais?!rs

Desejo a todas uma ótima terça-feira! Amanhã volto com um DIY lindinho, não percam hein!!!rsrs

Beijinhos!

sexta-feira, 22 de março de 2013

Ideias DIY | Passo a passo - A tábua de carne que virou lousa...

Olá meninas!

Mais um final de semana se aproxima e eu trouxe mais um projetinho DIY para animar a sexta-feira! Primeiro vamos à história dessa projeto...

Quando eu casei minha mãe me deu algumas coisinhas que ela tinha notado que eu ainda não tinha na minha cozinha, como por exemplo, uma tábua de carne. Ela comprou duas, uma de acrílico, que foi para uso, e uma de madeira que eu guardei. Depois que minha mãe faleceu fiquei muito apegada aos presentes que ela me deu, inclusive os mais simples, eles ganharam um valor emocional imenso para mim. Na semana passada comecei a desembalar algumas caixas da mudança que ainda estavam fechadas e achei a tábua de carne de madeira. Eu sabia que não iria colocar em uso então decidi transformá-la em algum objeto para decorar minha cozinha, assim poderia lembrar da minha mãe sempre que olhasse para ela. escolhi fazer uma lousa e o resultado ficou lindinho, vejam só a bonita já pendurada na parede da cozinha:


Essa ideia também pode ser usada para decorar um chá de panela, como lembrancinha do chá e também para presentear pessoas queridas. Eu optei por escrever "Bon Appétit" com giz branco e pendurei bem na entrada da cozinha para dar boas vindas aos amigos e convidá-los a entrar e desfrutar de uma boa comidinha caseira, ficou fofo né?!rs

Bom agora vamos ao que interessa que é o passo a passo, certo?!

1) Para começar eu peguei a tábua de carne de madeira e lixei bem com uma lixa fina para remover irregularidades da superfície. Depois de lixada removi o pó com auxílio de um pano seco.

2. O próximo passo foi pintar a tábua. Para isso usei tinta acrílica branca fosca e usei um rolinho de espuma para aplicar a tinta na tábua. Apliquei apenas uma demão de tinta branca e esperei secar completamente.


3. Eu queria que a pintura ficasse com um estilo rústico, meio desgastado, então depois de seca eu lixei toda da superfície da tábua, sempre no sentido dos veios da madeira, dando uma caprichada em alguns pontos, principalmente nas bordas.

4. Depois de lixar removi o pó com auxílio de um pano seco e demarquei com fita crepe a área a ser pintada de preto.

5. Com auxílio do rolinho de espuma apliquei tinta acrílica preta fosca na região demarcada. Quanto mais demãos de tinta preta, mas homogênea ficará a superfície. No meu caso usei 2 demãos, com intervalo de 40 minutos entre cada uma.

6. Após a última de mão de tinta preta esperei a superfície secar bem e removi a fita crepe com cuidado.


7. Para fazer o acabamento usei viés xadrez vermelho. Cortei tiras de viés com tamanho adequado para contornar as bordas da lousa e usei cola quente para aplicar as tiras. Reparem que para o acabamento ficar mais bonito eu colei as tiras com as pontas dobradas e para deixar o visual rústico eu deixei as pontas aparentes, tomei apenas o cuidado de deixar todas as ponta mais ou menos com o mesmo tamanho.


8. Para dar um toque de romantismo fiz um lacinho simples e colei na parte inferior da lousa. Usei cola quente.

9. E como fofura para mim nunca é demais, colei um pequeno botão branco no centro do lacinho.

10. Para o acabamento usei verniz acrílico fosco em toda a superfície da lousa, inclusive sobre a tinta preta. Essa etapa é importante não só para proteger o trabalho, mas para garantir que você posso escrever sobre a lousa e limpar com facilidade depois. Apliquei também termolina leitosa nas pontinhas do viés para não desfiar. Depois foi só esperar secar e pronto!


Muito simples né?! Você pode usar essa lousa para deixar recadinhos e lembretes na cozinha! E de quebra deixar o ambiente ainda mais bonito!

Gostaram meninas?!

Desejo a todas um final de semana gostoso e criativo!

Beijinhos!