segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sugestão de lembrancinha para sua festa: Brownies embalados e decorados com passa-fita

Olá pessoas queridas! Como estão?!

Dia 17 de setembro minha avó, Dona Alzira, completou 80 aninhos!!! E no último sábado fizemos uma pequena reunião familiar para comemorar esse momento tão especial! Optamos por um almoço na minha casa e minhas primas e eu decidimos fazer algumas guloseimas e arrumar uma mesa bonita para a vovó. 

Como uma maneira de agradecer a presença dos nossos familiares, eu decidi preparar alguns brownies, embalar de uma maneira especial e oferecer como uma lembrancinha, e todo mundo amou o resultado! Sendo assim, resolvi compartilhar essa ideia com vocês!



A receita do brownie eu já postei aqui!

Depois de assar os brownies eu deixei que eles esfriassem completamente, cortei em pedaços retangulares e embrulhei cada pedaço em folhas plásticas (aquelas de embrulhar bem-casados). Prendi com um pedacinho de fita adesiva para ficar bem embaladinho.



A decoração foi o destaque. Vi um passa-fitas lindo no armarinho que eu frequento e fiquei imaginando como os brownies ficariam lindos decorados com ele, então eu comprei.

Cortei pedaços de passa-fita com tamanho suficiente para dar a volta em todo o brownie.


O ideal é que você corte o passa-fitas de maneira que os furos de cada ponta se sobreponham, assim:


Escolhi fitas de cetim nos tons da festa, no nosso caso, lilás e amarelo. A seguir, cortei pedaços de fita com tamanho suficiente para atravessar todo o passa-fita e dar um lacinho no final. Coloquei cada ponta da fita por dentro dos buraquinhos sobrepostos anteriormente, desse jeito o passa fitas fica bem preso.


Continuei passando a fita de um lado e do outro do passa-fitas até que as pontas se encontrassem na frente, onde arrematei com um lacinho.



Depois basta "vestir" o brownie com o passa-fitas e está pronto! Vejam como ficaram lindos...



E agora umas fotos da mesa que organizamos para a vovó, foi tudo muito simples, mas cheio de amor!



O bolo fui eu quem fiz também, a receita você confere aqui, a única diferença foi que desta vez acrescentei coco ralado no recheio e ficou simplesmente maravilhoso. Mas uma dica... se for usar coco ralado opte pelo não adoçado, pois o doce de leite já é bem doce!

Desejo a todas uma ótima semana!

Beijinhos!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Receita e tutorial: "Naked Cake" de morango e chantilly

Olá meninas!!! Olha só quem está de volta!!! Só que mais ou menos!rsrsrs

Ai  ai... que saudades de vocês e do meu cantinho!!! Faz mais de 1 mês que não apareço por aqui, mas mesmo assim continuei recebendo recadinhos, visitas e comentários de vocês e quero dizer que isso me deixou muito feliz!!!

Antes de começar a postagem de hoje preciso explicar algumas coisas... o motivo principal da minha ausência envolve um problema com os serviços de internet de qualidade (praticamente inexistentes) na região onde estou morando e isso me tirou a disposição para manter o blog, pois eu não consigo nem mesmo carregar as imagens de uma postagem!!! A coisa está tão estranha que na esquina da minha rua tem ramificação para os cabos de internet, mas na minha casa não, rsrs. Fique estressadíssima com isso, porque também uso muito a internet para o meu trabalho e as coisas foram acumulando até um ponto em que eu me enrolei bastante! A questão é que eu não aguento mais ficar longe daqui, então decidi ir voltando aos poucos, enquanto os problemas se resolvem... por isso, talvez eu não esteja presente por aqui na mesma freqüência de antes, mas não vou mais sumir por tanto tempo! E se as postagens não forem tão freqüentes, prometo caprichar nas postagens esporádicas!!!

Hoje quero compartilhar com vocês uma receita e tutorial para fazer um naked cake! Eu fiz esse bolo no aniversário do meu marido, em agosto, e foi um sucesso!!! Optei por adaptar uma receita de torta de morango que eu sempre faço, por ser o bolo preferido dele, e deu super certo... foi a primeira vez em que fiz um naked cake e ficou melhor do que eu esperava... confesso que todo o processo de confecção foi muito divertido, e eu fiquei bem orgulhosa no final, mas o que tornou essa receita ainda mais especial foi o fato do meu marido chegar em casa do trabalho, olhar o bolo em cima da bancada da cozinha, e dizer para mim que esse foi o bolo mais bonito que ele já viu... ganhei o ano!!!!!rsrsrs

Naked Cake de Morango e Chantilly


Ingredientes:

Massa:
> 3 ovos
> 2 xícaras (chá) de açúcar
> 1 xícara (chá) de água gelada
> 3 xícaras (chá) farinha de trigo peneirada
> 1 e 1/2 colher (sopa) fermento em pó
> 1 colher de chá de essência de baunilha

Recheio e cobertura:
> 3 a 4 caixas de morangos
> 1 barra de chocolate branco (aproximadamente 170g)
> 1 xícara (chá) de creme de leite
> 2 caixinhas de mistura para chantilly

Para regar o bolo:
> Refrigerante de guaraná

Preparo:

Massa:
Separe as claras e gemas, bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com a água até a mistura ficar espumosa e clara, a seguir vá acrescentando o açúcar aos poucos sem deixar de bater. Ainda com a batedeira ligada junte a farinha de trigo peneirada, aos poucos, e bata até a mistura ficar homogênea, depois acrescente a essência de baunilha. Por último, e com a batedeira desligada, acrescente o fermento e as claras em neve, misturando delicadamente com movimentos de baixo para cima para aerar a massa. Asse em forno preaquecido em 180ºC por aproximadamente 40 minutos (lembrndo que esse tempo pode variar de forno para forno) ou até que ao enfiar um palito este saia limpo.

Recheio:

Lave os morangos e seque-os bem. Separe alguns morangos inteiros e com as coroas para a decoração. Remova as coroas dos morangos restantes e divida-os em duas partes.

Prepare o chantilly conforme as instruções da embalagem. Separe aproximadamente 1 xícara bem cheia de chantilly para a decoração e reserve o restante.

Corte o chocolate branco em pedaços e derreta no microondas (ou em banho-maria). A seguir, acrescente o creme de leite, misturando bem até formar uma mistura homogênea. Espere a mistura esfriar completamente e vá acrescentando o chantilly reservado anteriormente aos poucos, misturando delicadamente para formar um creme leve.

Pegue uma parte dos morangos reservados anteriormente e corte em pedaços pequenos. Vá acrescentando os pedaços de morango ao recheio delicadamente.

Na segunda parte dos morangos, faça cortes na vertical (da base à ponta), dividindo-os ao meio e reserve.

Montagem e decoração:

Espere o bolo esfriar completamente...


... e divida-o em 3 camadas. Para um acabamento mais bonito, procure dividir o bolo em camadas com a mesma espessura. Posicione a camada inferior sobre um prato e regue-a com um pouco de refrigerante de guaraná. 


Acrescente uma parte do recheio...


... e disponha metade dos morangos cortados ao meio sobre o recheio. Esta parte é importante para o acabamento do bolo: Comece a dispor os morangos nas bordas do bolo, mantendo as pontas dos morangos voltadas para o centro do bolo e as bases para fora. Faça o contrário no centro do bolo, como mostra a foto a seguir, desta maneira é criada uma sustentação para a próxima camada e o bolo não fica desnivelado. 


Coloque a segunda camada de bolo e regue novamente com o guaraná.


Espalhe a outra parte do recheio... 


... e disponha os morangos, da mesma maneira como foi feito anteriormente. 


Coloque a terceira camada de bolo.


Espalhe o chantilly reservado sobre o bolo, de forma displicente mesmo...


... e decore com os morangos.


Vejam como ficou...







Agora algumas dicas e considerações:
  • Essa massa é muito versátil... é leve e tem um sabor neutro que combina com recheios variados, portanto, fiquem à vontade para usar o recheio de sua preferência... aqui no blog eu já usei essa massa para fazer a torta de damasco e o bolo decorado com pasta de leite em pó;
  • O charme do naked cake está em sua rusticidade, mas isso não significa que não precisamos tomar cuidado com o acabamento, por isso é preciso ter muita paciência durante a montagem do bolo, para evitar rachaduras na massa e evitar também que o recheio fique escorrendo;
  • O guaraná tem sabor neutro, deixa a massa úmida e levemente adocicada, mas cuidado para não exagerar na hora de regar o bolo, se ficar muito úmida a massa pode desmanchar e não sustentar as próximas camadas. O ideal é usar um refrigerante de boa qualidade, pois alguns deles deixam um sabor ligeiramente amargo;
  • Sempre que vocês usarem morangos e chantilly na decoração certifiquem-se de que os morangos estão bem secos, e se forem retirar as coroas, removam apenas as folhas, sem cortar os morangos, pois eles liberam água quando cortados, o que pode fazer o chantilly desandar.

Espero que tenham gostado!!!

Beijos a todas e ótima semana!

Daqui a pouquinho chego até vocês!!!