segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Receitas | Escondidinho de carne seca com aipim... e ricota!!!

Oi gente!

Ando em uma fase de experimentações culinárias, e com isso quero dizer que ao invés de simplesmente reproduzir algumas receitas tenho tentado também dar meus toques pessoais a elas.

Eu AMO aipim, e AMO carne seca!!! Outra coisa que eu AMO e virou meu ingrediente queridinho do momento é o creme de ricota, então eu resolvi juntar tudo em uma receita só, um escondidinho muito cremoso, que eu compartilho com vocês a seguir!!!

Escondidinho de carne seca com aipim e ricota





Ingredientes:

Massa:

> 1,5kg de aipim
> 1 pote de creme de ricota (250g)
> 1 colher (sopa) de margarina
> Sal a gosto

Recheio:

> 500g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
> 1 cebola grande fatiada
> 3 dentes de alho amassados
> 1 colher (sopa) de azeite 
> 2 tomates sem sementes picados
> Cheiro verde a gosto
> Sal a gosto

Finalização:

> Queijo muçarela ralado, a gosto
> Queijo parmesão ralado, a gosto

Modo de preparo:

Massa:

Cozinhe o aipim em águe e sal até ficar macio. Depois de cozido, escorra a água e amasse ainda quente. Misture a margarina e a ricota até formar uma massa lisa e homogênea. A massa fica mais firme do que um purê de batatas ficaria, mas não se assustem, é assim mesmo. Eu, particularmente, acho mais fácil trabalhar essa massa com as mãos.

Recheio:

Aqueça o azeite em uma frigideira, acrescente o alho e a cebola, deixe refogar até que a cebola fique transparente. Acrescente a carne seca desfiada, misture bem e deixe fritar um pouco. Por fim acrescente o tomate e deixe refogar por mais alguns minutos, só para murchar um pouco. Finalize com o cheiro verde e reserve.

Montagem e finalização:

Unte o fundo de um refratário com um pouco de azeite e espalhe uma camada de massa. Acrescente o recheio e cubra com mais uma camada de massa. Finalize com a muçarela e o queijo parmesão. Leve ao forno preaquecido em 200ºC até dourar.

Espero que gostem da receita!

Desejo a todas uma excelente semana!!!

Beijinhos!

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ideias DIY | Porta-chaves decorado com flores de caixa de ovos

Olá meninas!!!

Para quem estava com saudades das ideias DIY, hoje eu trouxe uma das minhas arteirices mais recentes, um porta-chaves decorado com rosas feitas de caixas de ovos!!!



Não sei se vocês lembram, mas há algum tempo eu postei aqui o passo a passo da confecção de um quadro romântico para o meu quarto usando as rosas feitas com caixas de ovos... na ocasião eu havia comprado um porta-retrato oval de MDF, com fundo removível, e usei apenas a moldura do porta-retrato para compor o quadrinho, já que eu queria um efeito vazado, e guardei o fundo para um futuro "ataque de criatividade", e esse ataque aconteceu... olhei para ele e para as flores que haviam sobrado e na mesma hora a imagem do porta-chaves se formou na minha cabeça. Fiquei muito feliz com o resultado e o passo a passo vocês conferem a partir de agora!!!

1) Este foi o porta-retrato de MDF que eu comprei. Separei a moldura do fundo porque usei a moldura para outra arte, que você pode conferir clicando aqui.


2) Apliquei uma camada de tinta acrílica branca no fundo e deixei secar.


3) Decidi colorir a madeira com um tom rústico e usei uma tinta da acrilex (não é propaganda hein...) da linha Metal Colors. Escolhi o marrom que me lembrou ao mesmo tempo um tom amadeirado e de ferrugem.


3) Apliquei apenas uma demão de tinta, com pinceladas na horizontal. Como queria um acabamento rústico escolhi um pincel de cerdas duras, de maneira que as linhas ficassem marcadas, lembrando um pouco a ideia de veios de madeira. A foto não ficou boa (pouca luz), mas na imagem do início do post fica mais fácil ver a cor real da tinta.


4) Resolvi fazer alguns adereços para decorar o porta-chaves e escolhi usar arame floral. Este que eu costumo comprar já vem encapado com uma fina camada de tecido, a marca é Kit (mais uma vez, isso não é propaganda, só quero facilitar para vocês). Peguei alguns fios de arame floral branco Nº30, neste caso específico usei 5 fios e fui torcendo os fios juntos para formar uma "cordinha".


5) Cortei o arame floral em 6 pedaços. 4 deles, com aproximadamente 10 cm, foram moldados em formato de "S", como mostra a figura abaixo.


6) E os outros 2, um pouco menores, foram moldados em um formato que lembra uma raquete... reparem na imagem a seguir que eu usei um pedacinho de arame floral enrolado em dois pontos da "raquete" para manter os fios unidos.


7) Peguei uma das pecinhas em forma de raquete e colei na parte de cima do meu porta-chaves usando cola quente.


8) A seguir, colei duas pecinhas em forma de "S", uma de cada lado da "raquete".


9) Repeti esse processo do outro lado do porta-chaves e ficou assim:


10) Separei 3 flores feitas com caixas de ovos. Já postei o passo a passo para a confecção delas aqui.


11) Colei as flores com cola quente. Reparem que as flores não foram coladas exatamente no meio da placa de MDF, mas um pouco mais acima. Fiz isso para deixar um espaço para colocar os ganchinhos onde vamos pendurar as chaves.


12) Usei alguns fios de arame floral verde para fazer uma cordinha, como fiz anteriormente com o arame floral branco, e cortei em dois pedacinhos.


13) Colei cada um dos pedaços atrás das flores que ficaram nas laterais da placa de MDF.


14) Esses pedacinhos de arame floral vão sustentar as folhas. Para fazer as folhas também usei pedaços de caixas de ovos e colori com tinta verde.


15) Em cada raminho de arame floral verde foram coladas 3 folhas, como mostra a próxima imagem...


16) Ficou assim:


17) Depois foi só colocar os ganchinhos. Esses ganchinhos têm rosca, e para colocá-los eu fiz furinhos com um prego pequeno, depois encaixei os ganchinhos e fui "rosqueando" para fixar. É preciso ter cuidado aqui... o MDF é fino, então se você martelar o prego com muita força a placa vai rachar, como é um material flexível, não precisa exagerar na força, ele fura facilmente. Ficou assim:


Vejam como ficou lindinho...


Já está exercendo seu papel ao lado da porta de entrada da minha casa...


Eu amei o resultado e fiquei mais feliz ainda porque foi um artesanato que envolveu reaproveitamento e reciclagem!!! Estou amando essa ideia de dar cara nova a coisas que certamente seriam jogadas fora!

Espero que tenham gostado!!!

Beijos e ótima semana a todas!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Receitas - Torta de ricota e cebola

Oi gente!!!

Hoje tem receitinha no blog...

Pensem em uma pessoa que gosta, ou melhor, que ama cebola... essa sou eu! E meu marido também! Então aqui em casa cebola é um ingrediente indispensável!!! Uma outra coisa que eu amo é torta tipo quiche... aí eu olhei na despensa e resolvi inventar, foi só juntar a fome com a vontade de comer e saiu essa receitinha delícia que virou figurinha fácil aqui em casa!

Para aqueles que não gostam tanto assim de cebola, deixa eu avisar que o sabor é bem leve e delicado e vale a pena provar!!!

Torta de cebola



 Ingredientes

Massa:
> 1 e ½ xícaras de farinha de trigo
> 100g de margarina gelada
> 1 gema de ovo
> Sal a gosto

Recheio:
> 2 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
> 1 colher de sopa de margarina
> 1 colher de sopa de azeite de oliva
> 250g de ricota cremosa
> ½ xícara (chá) de leite
> 3 ovos
> Cebolinha verde a gosto (opcional)
> 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado. Separe um pouco para finalizar a torta.
> Sal a gosto

Modo de preparo

Massa:
Misture todos os ingredientes da massa e vá trabalhando com a ponta dos dedos até obter uma massa lisa e homogênea. Embrulhe a massa em filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 15 minutos.

Recheio:
Aqueça o azeite e a margarina em uma frigideira e acrescente a cebola. Tempere com um pouco de sal e deixe refogar até que a cebola fique transparente. Cuidado para não deixar a cebola dourar! Reserve.

Enquanto a cebola esfria é hora de preparar o creme de ricota. Em uma tigela bata os ovos ligeiramente, acrescente o creme de ricota, o leite e o queijo parmesão. Misture delicadamente e prove o sal, se necessário acrescente um pouco. Reserve.

Montagem:
Forre o fundo e as laterais de uma fôrma ou refratário para tortas com a massa. Espalhe as rodelas de cebola sobre a massa e acrescente o creme de ricota por cima da cebola. Finalize polvilhando um pouco de queijo parmesão ralado sobre o creme e leve a torta para assar em forno preaquecido em 180ºC até dourar a superfície.

Espero que gostem!

Quem fizer me conta!!!

Beijinhos!!!