quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Jardins | Frutíferas em vasos

Olá meninas!

O post de hoje é totalmente inspirado em algo que eu estou muito interessada em colocar em prática... ter um pomar em casa, mesmo sem ter um quintal. Eu descobri que essa ideia é totalmente possível, desde que sejam tomados alguns cuidados, nada muito complicado como vocês verão adiante.

O fato é que eu cresci em uma casa com um terreno grande, cheio de árvores... fui uma criança que quando queria comer goiabas, jabuticabas, laranjas, acerolas, etc... simplesmente esticava a mão e pegava diretamente das árvores. Durante a faculdade e depois de casar fui viver em apartamento... a diferença foi instantânea, como senti falta da sombra e do cheiro das árvores! Agora vivo em uma casa, mas continuo sem ter quintal, apenas uma varanda e uma pequena área nos fundos, mas decidi começar a cultivar algumas espécies frutíferas em vasos. Tudo começou quando fui buscar um pouco de terra na casa da minha avó para encher alguns vasos em casa e reparei que depois de alguns dias nasceu uma mudinha de algo que eu não plantei. Fiquei curiosa e deixei a mudinha crescer para ver o que era... depois de um tempo o cheirinho das folhas ficou inconfundível, era um pé de tangerina, que nasceu espontaneamente a partir de uma semente que já estava na terra que eu trouxe. Hoje, meses depois, ela já está grandinha, mas ainda falta muito para florescer e frutificar. Plantei também sementes de romã e já tenho 2 mudinhas. Estou aguardando ansiosa e enquanto isso acho que vou arrumar outras "amiguinhas" para elas!

Vocês podem plantar a partir de sementes, comprar mudas já crescidas e até mesmo árvores adultas. A seguir vou mostrar algumas imagens inspiradoras que farão vocês sonharem com a ideia de ter um pomar em casa, depois vou dar algumas dicas para garantir que esse sonho possa virar realidade!

Mini árvores frutíferas em vasos, dicas para cultivar! | Click Obra
Imagem via: Pinterest

Mini árvores frutíferas em vasos, dicas para cultivar! | Click Obra
Imagem via: Pinterest

#CITRUS #TREE: How to Grow a Citrus Tree Indoors:  Step 1 : Buy the right tree.  Step 2 : pH, Soil, Gravel, Pot Step 3 : 10-12 hours sunlight/day Step 4 : Humidity. 45 - 50%. Step 5 : Regular watering
Imagem via: Pinterest


Imagem via: Magis

Imagem via: Acontecendo
   
Imagem via: Querido Refúgio

E que tipo de cuidados devemos ter para garantir um pomar bonito e saudável quando as espécies são cultivadas em vasos?! As dicas que mostrarei a seguir foram retiradas do site Pensamento Verde:

"Para a implantação perfeita de uma mini árvore, a indicação é que o vaso tenha 80 cm de largura por 85 cm de profundidade. Para que a plantação não seja prejudicada, é indispensável impermeabilizar o vaso; lembrando que a terra não pode ser dura ou empedrada. O melhor a fazer é inserir pedrinhas e uma camada de argila ou argila expandida para a drenagem da água, o que contribui para saúde e desenvolvimento da raiz.

Alguns cuidados especiais na adubação fazem toda a diferença no resultado final do seu plantio. Os adubos com liberação lenta, ricos em fósforo, duram até três meses e são os mais indicados para as árvores frutíferas, e a inserção de terra vegetal e húmus de minhoca também auxilia. A rega é outro ponto primordial e precisa ser realizada três vezes durante a semana em quantidade razoável, sem deixar a terra encharcada. As mudas precisam de iluminação solar, e o mínimo indicado é de quatro horas ao dia. As espécies preferidas para cultivo são: acerola, pitanga, romã, jabuticaba, pêssego, limão siciliano, mirtilo, amora e cajá-manga."

Uma outra dica importante que tenho visto em muitos blogs que falam sobre esse assunto diz que apesar de gostarem muito de água as árvores frutíferas não toleram solo encharcado, por isso o ideal é verificar se o solo está seco antes de fazer uma nova rega, para tanto basta colocar o dedo na terra, se estiver úmida ainda não há a necessidade de regar.

E então meninas, o que acharam?!

Se as minhas plantinhas vingarem vou mostrar o resultado para vocês!

Beijinhos e ótimo dia!!!

26 comentários:

  1. Oi Maria Carolina,
    Ainda não sonho grande assim rs
    Ficaria feliz com uma hortinha básica.
    Lembro que a minha avó tinha em casa, laranja, limão, morango, acerola, pitanga e uma horta com muita coisa!
    Isso no quintal, sem muito espaço!
    E esses morangos!!!

    Sucesso com as plantinhas, tenho certeza de que dará certo!
    Quem sabe, sabe!:)
    bjs
    Ótimo dia!

    ResponderExcluir
  2. Ah (suspiros) uma pena que minah cidade seja um calor infernal impossível de cultivar nada fora de uma estufa...
    Mas amei ...
    Beijos
    www.coisasdalivia.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas!!
    Eu queria muito ter aqui, mas o apê é tão pequeno e me falta tempo pra cuidar =(

    Bjs
    http://www.vidadenoiva.blog.br/

    ResponderExcluir
  4. Maria Carolina, sou o exemplo vivo dessa prática. Tenho macieiras, pereiras e limoeiros que anualmente dão fruto. Acho lindo e apaixonante.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Como tenho bastante plantas e também frutiferas , faço um regrinha num almanaque,
    algumas gostam de água duas vezes na semana, frutiferas eu rego uma vez na semana,
    suculentas a cada 15 dias , cactos a té 20 dias , isto levando em conta o tempo.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que legal... quero muito ver as suas plantinhas!
    No quintal da minha mãe tem pé de pitanga, e de limão. Em vasos tb.
    Morro de vontade de ter um canto assim. Um dia... rs!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  7. Ai, que coisa mais liiiinda!!! Eu tinha uma pimenteira que amaaaava, mas ela não durou muito!!! Achei tudo muito lindo!!! Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria Carolina!
    Eu levo fé!!! rs
    bjs

    Ótimo finde!

    ResponderExcluir
  9. Como gostaria de ter um espaço para essas belezas....

    ResponderExcluir
  10. Traga o verde para sua casa que você irá sentir ótima.
    Abraços.
    Sandra

    ResponderExcluir
  11. Oi Maria Carolina,
    Quando casei queria muito uma laranjeira para o vaso, mas não encontrei.
    Adoro plantas frutíferas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. OI Carol bom dia
    Não tenho projeto assim, mas queria, ah queria. Por enquanto fico com a horta aqui e minhas suculentas. Mas admiro sua inspiração, fruta é um excelente alimento , somado as cores e sua beleza, vai ser maravilhoso cultivá-las.
    Esse vaso de morangos é muito lindo, apaixonei por ele. Um até dá pra pensar né..rsrs

    bjs e um lindo domingo!
    Paty

    ResponderExcluir
  13. LINDO!! AMEI!!! PLANTAR É UMA DAS MINHAS PAIXÕES!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Me chamo Rosilda Wustemberg (rosilda.w@uol.com.br)
    Plantamos há dois anos, eu e meu marido, uma videira, uva Niágara. No primeiro ano, nada...
    No segundo, depois de horas e mais horas de pesquisa na internet, podei a pobrezinha tão radicalmente que achei que a tinha matado... Mas, surpresa: colhemos em 2014 mais de cento e vinte cachos de uvas, distribuídos aos parentes e amigos! E, com a poda contínua, tenho cachos maduros, cachos verdes, cachos bebês e a promessa de uvas por mais alguns meses! Plantem! Não desistam! E videira é pouco exigente... Pode ser plantada em um vaso grande. E a parreira é um sonho... Uma mesinha com quatro cadeiras de ferro embaixo e aí está seu cenário italiano...

    ResponderExcluir
  15. Adorei o seu artigo, as plantas, as orientações. Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Tem que ser semente especial os estas normais como as das que compramos na frutaria

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho um pé de amora,mas não sei cultivar para ficar pequeno eu apenas podo,sem nenhuma técnica.

    ResponderExcluir
  18. oi ameiiiii agora posso dar inicio a um dos meus sonhos. suas dicas vão me ajudar muito parabéns Maria Carolina

    ResponderExcluir
  19. Quero plantar abacate o caroço já está dando sinal de vida. Como plantar o abacate no vaso?obrigada. márcia_kappel@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  20. Estou apaixonada, quer implantar todos.

    ResponderExcluir
  21. Estou apaixonada, quer implantar todos.

    ResponderExcluir
  22. Quero plantar abacate o caroço já está dando sinal de vida. Como plantar o abacate no vaso?obrigada. márcia_kappel@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Achei maravilhoso gostaria de saber como cuidar, podas de qdo em qdo, por favor se possível me ajude, amo plantas. sincam12@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Um sonho maravilhoso trabalho quero muito aprender e conseguir ver os resultados.

    ResponderExcluir
  25. qualquer fruta que plantar em um vaso ela fica pequena e da frutos obrigado

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!