quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Receitas | Bolinho tipo Financier

Oi gente!

Ai que saudade que eu estava de postar uma receitinha por aqui...

Para hoje escolhi uma delicinha que eu amo e fiz na semana do Natal, um bolinho conhecido como "financier", que normalmente a gente encontra em cafeterias acompanhando o cafezinho. O fato é que eu sempre amei esse bolinho, costumava comprar nas minhas idas à Petrópolis, mas achava meio caro e ficava imaginando se era difícil fazer e eis que a dona Ana Maria Braga resolve passar a receita em seu programa, pirei né... fiz e posso dizer, é fácil e fica uma delícia!!!

Antes de começar quero fazer uma pequena consideração... a receita original é feita com amêndoas. Eu amo amêndoas, mas elas são um pouco caras e nem sempre são fáceis de achar fora da época do Natal. Pensando nisso a própria Ana Maria deu a dica de substituir as amêndoas por outro tipo de castanha, como a castanha do Pará (agora castanha do Brasil), castanha de caju ou o próprio amendoim, que são nacionais, encontrados com facilidade o ano inteiro e bem mais em conta. Eu escolhi a castanha do Pará. Vamos ver conferir a receita?!

Bolinho tipo Financier


Ingredientes:

> 1 xícara (chá) de farinha de amêndoas (100 g) - ou da castanha de sua preferência!!!
> 1 xícara (chá) de açúcar (200 g)
> 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo (45 g)
> ½ xícara (chá) + 2 colheres (sopa) de manteiga derretida (125 g)
> 4 claras

Modo de Preparo:


Em uma tigela coloque a farinha de amêndoas (ou a castanha de sua preferência), o açúcar e a farinha de trigo e misture. Adicione a manteiga derretida e misture. Junte as 4 claras e misture rapidamente até formar uma mistura homogênea. Leve para a geladeira por 40 minutos.


Dica da Ana Maria Braga: A massa, sem assar, pode ser guardada na geladeira por até 1 semana em recipiente coberto ou saco plástico.

Despeje a massa em forminhas individuais de empadinhas (3 cm de diâmetro x 2 cm de altura), untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo, sem preencher a forminha até a borda (a massa vai crescer).
Leve para assar em forno médio preaquecido em 180 °C por aproximadamente 25 minutos ou até dourar. Retire do forno e desenforme. Deixe esfriar. Sirva em seguida polvilhada com açúcar de confeiteiro, ou puro mesmo.

Receita original aqui

Obs.: Eu usei uma fôrma de silicone com vários espaços em formato de coração! Em lojas que vendem produtos para casa essas forminhas são encontradas com facilidade, em vários formatos. Elas são muito práticas e facilitam muito na hora de desenformar.

Essa receita rende uns 40 bolinhos! Os meus ficaram tão fofos que eu decidi presentear algumas pessoas com eles. Coloquei os bolinhos em saquinhos plásticos decorados com pequenos corações, amarrei fitinhas vermelhas e pronto! Um presente simples e cheio de carinho!



Desejo a todos uma ótima quarta-feira!

Beijinhos!!!

19 comentários:

  1. Menina é para me matar de alegria não é?
    No Rio sempre comprei e nunca soube o nome...
    Ai estou tão feliz...
    Já salvei a receita :)
    BEijos
    www.coisasdalivia.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Carolina
    Obrigada!
    Espia mesmo o blog da Elaine, vai ver como tudo fica mais simples es
    Até o vilão HTML rs

    Adoro financier, mas nunca comi sem ser com amêndoas.
    Até porque...compro rs
    Gostei da ideia de substituir!
    Vou levar a receita, quem sabe :)
    É algo tão delicado e aerado, que nem imaginava poder guardar na geladeira por tanto tempo rs
    bjs
    Ótima terça!

    Ah, tô lenvando um pouco de 'mesmo' do outro post, acabei com a cota rs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!!!!
    Que nada, assisti duas aulas e fui fazer rs
    Fiz mais coisas, ainda vou mostrar, mas agora pra gente grande.
    É um vício mesmo, para o verão.
    No inverno, posso voltar ao vício feltro.
    Desculpe a bagunça nos comentários, acho que esqueci como comentar rs
    bjs
    Ótima quarta, acho que tô dormindo rs

    ResponderExcluir
  4. Super fácil!
    Adorei!! E deve ser uma delícia ein.

    Beijos
    http://neurasdeumanoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol
    Hoje é dia de receitas...rsrs adorooo!
    Nossa dá pra ver a maciez e fofura do bolinho. Nunca experimentei...deve ser maravilhoso. Adoro amendôas e castanhas em geral. Hum...vou guardar..

    bjs

    Paty

    ResponderExcluir
  6. É, eu também andava meio sumida com saudades de postar, mas pelo que me parece eu estava bem mais ausente que você.

    Vou experimentar esse bolinho. Aqui perto de casa tem um empório que vende farinha de amêndoas, vou comprar, e depois que eu fizer a receita eu te aviso.

    Bjuuuu!!!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, tudo bem?
    Você sabia que é importante criar uma identidade virtual para seu blog? Principalmente para destacá-lo entre os demais? Se tiver interesse em ter uma blog mais personalizado e dinâmico, entre em contato comigo. Personalizo todo o layout do blog, deixando-o atraente e convidativo, profissional, dinâmico... sempre com a finalidade de deixá-lo agradável aos olhos do leitor.
    Venha conhecer meu trabalho!

    Meu portfólio: http://www.jalayouts.com

    Fico aguardando seu contato!

    ResponderExcluir
  8. Nunca comi..nao conhecia este bolinho...parece ser mto bom
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Oh, quanta delicadeza Maria Carolina!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o seu blog! Já estou te seguindo.... venha me fazer uma visitinha também e se gostar me siga... o endereço é www.gisellemaisfeliz.blogspot.com.br....

    ResponderExcluir
  11. Hola M Carolina esos bolillos en forma de corazón se ven muy ricos

    ResponderExcluir
  12. Seja bem vinda, Maria Carolina!
    Deliciosa essa receita, minha querida.

    ResponderExcluir
  13. Acho que nunca comi esta delícia!!
    E amei o formato dos bolinhos... muito fofo!
    Não se acanhe em mandar um pacotinho desse pra cá, viu! kkkkkkkkkkk
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  14. Carol,

    Adorei a receita, amêndoa aqui é baratíssimo, quase preço de amendoim...rsrs...Vou fazer a receita no final de semana, vou comprar a farinha amanhã.
    As amendoeiras estão floridas nessa época do ano, lindas, parecem cerejeira, vou tirar foto prá você ver. Besitos

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol!
    Tentei fazer o gráfico com o banner, mas não deu pra ver direito porque a resolução ficou ruim quando aumentei ele... se tiver o desenho e puder me enviar ficarei agradecida. Meu e-mail é nessac.s3@gmail.com.
    Bjão e tenha uma ótima sexta!

    ResponderExcluir
  16. Saudades Maria Carolina!
    Adorei sua visita!
    Nunca tinha ouvido falar nestes bolinhos, será que é privilégio dos Cariocas?
    Vou anotar para fazer no final de semana!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  17. Carol confesso que se eu comi estes bolinhos eu não me recordo, mas que eu vou fazer estes ai eu vou, bom eu comprei amêndoas, realmente os olhos da cara!! mas já para outra receita esta vai de amendoim antes que eles estraguem né.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  18. OI Maria Carolin, eu já fiquei com vontade de fazer essa receita de biscoito. Adoro castanhas e amêndoas.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!