quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Receitas | Hambúrguer caseiro recheado

Oi Meninas, tudo bem?

Hoje é dia de receita simples e gostosa aqui no blog, vou ensinar para vocês a receita do meu hambúrguer caseiro, que é muito gostoso e nada gorduroso, acreditem!!!rsrs

A história é a seguinte... já faz um tempo que entramos em uma onde de reeducação alimentar aqui em casa, por questões de saúde mesmo, e estamos evitando certos tipos de alimentos. Comida tipo fast food foi uma das coisas que decidimos evitar, porque aquilo é gordura pura minha gente, um veneno para o coração! Mas acontece que meu marido andava com muita vontade de comer hambúrguer, mas ele queria um hambúrguer magrinho, feito em casa! Lembrei de uma receita que minha avó fazia quando eu era criança e que a gente apelidou de "hamburguinho", porque era um bolinho de carne maravilhoso que a gente gostava de comer com pão! Fiz algumas adaptações e a receita ficou assim:

Obs: As medidas não são muito precisas porque tudo fica a gosto de quem faz, mas vou listar aqui as quantidades que eu usei!

Hambúrguer caseiro recheado


Ingredientes:

> 1,5 Kg de carne magra moída (eu usei patinho)
> 1 cebola grande ralada
> 4 dentes de alho amassados
> 2 colheres de sopa bem cheias de maionese (eu usei a light)
> Salsinha fresca a gosto (eu uso bastante)
> 2 sachês de tempero pronto para carnes (eu usei o Knorr meu bife, alho temperado)
Atenção: Isso aqui não é um publieditorial
> Sal e pimenta do reino a gosto

Recheio (opcional):
> Fatias de muçarela
> Fatias de presunto

Modo de Preparo:

Em um recipiente coloque todos os ingredientes, com exceção do queijo e do presunto, e misture bem com as mãos.

Forre uma superfície com um pedaço de filme plástico. Pegue um pouco da carne temperada e abra no formato de um hambúrguer.


Sobre a carne coloque uma fatia de muçarela e uma de presunto.


Cubra o recheio com mais um pouco de carne e modele o hambúrguer, pressionando bem as bordas para que o recheio não saia durante o cozimento.


Envolva o hambúrguer no filme plástico e leve ao congelador até a hora de grelhar.


Eu optei por fazer os hambúrgueres grelhados em uma frigideira antiaderente untada com um pouquinho de margarina e servi acompanhado de batatas rústicas assadas (já postei a receita das batatas aqui).


Considerações:

O patinho é uma carne bem magrinha, praticamente sem gordura, e por isso, mais saudável. Os hambúrgueres convencionais são preparados com carnes mais gordas ou têm gordura acrescentada à carne para que ela fique suculenta, mas na nossa receita vocês podem reparar que isso não acontece. O segredo está na maionese, que ajuda a dar liga na massa e garante que o hambúrguer não fique seco, pelo contrário, ele fica bem suculento, dá uma olhada na foto acima! O recheio é opcional, mas eu recomendo, fica bem gostoso!

Essa receita rende vários hambúrgueres, a quantidade vai depender do tamanho, os que sobraram eu guardei no congelador para fazer depois.

Aqui em casa essa receita fez o maior sucesso. Marido super aprovou e decretou: Nunca mais compro hambúrguer industrializado!!!

Façam aí e me contem o que acharam!

Beijos e ótima quinta!

Me aguardem, vou correndo colocar as visitas em dia!!!

9 comentários:

  1. Oi Maria Carolina!
    Ah, nem se compara ao que comemos na rua.
    A RA por aqui também foi para cortar guloseimas.
    A vovó também fazia, mas me lembro que ela tinha um 'molde' que colocava a carne dentro, congelava e depois cortava.
    9:20 e já fiquei cheia de fome rs, convardia!!!
    bjs
    Ótimo dia!

    ResponderExcluir
  2. E fica bem mais saudável. Minha mãe sempre fez os dela.
    Quando meu postiço morava em casa, o marido comprava hamburguer. A gordura que ficava na panela era uma coisa descomunal. Eu disse pra marido não comprar mais. Como sou vegetariana, compro os de soja. Aí eles acostumaram e comem.

    Abração esmagador e lindo dia.

    ResponderExcluir
  3. Isso aí é judiação comigo. Só te digo isso! hahahahahahhahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Hummmm parece ficar mto gostoso..e saudavel o que é melhor ainda,ne
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Deve ser muito gostoso , sempre compro ,
    mas vou testar fazer.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria Carolina, adorei a ideia do hamburguer recheado. Faço o hambúrguer em casa, mas nunca recheei. Eu tenho certeza de que as filhas vão amar.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  7. Hamburguer industrializado tem gosto de plástico... hahaha!
    Eu nunca fiz assim recheado, mas adorei a receita.
    Qdo faço, misturo um pouco de aveia e 1 ovo. Fica ótimo tb!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  8. Mis hijos son muy mañosos a ellos sólo les gustan esas asquerosas hamburguesas industrializadas con gusto a nada ,,,,

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol, um vou fazer sim, amei a receita, super pártica aliás carne moída deveria ter outro nome carne prática né, são muitas variáveis.

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!