sexta-feira, 25 de abril de 2014

Blogagem Coletiva 1 Projeto por Mês (Abril) | Minha parede de patchwork + tecido adesivo DIY

Oi genteee!

Última sexta-feira do mês = dia da blogagem coletiva "1 Projeto Por Mês" promovida pelo blog Poções deArte!!!


Andei um pouco sumidinha nos últimos dias, estava aproveitando os feriados e recessos para colocar algumas coisas da "vida real" em ordem, mas não podia deixar de participar da BC de hoje!

Meu projetinho era algo que eu já gostaria de ter feito há um bom tempo, mas fui adiando... adiando... e finalmente achei a ocasião perfeita para fazer minha tão sonhada parede de patchwork! *----*

Escolhi uma das paredes do cantinho do nosso quarto que estamos transformando em home office, aproveitei um dos dias do feriadão da Páscoa e "sequestrei" minha prima e fiel escudeira Allana para me ajudar na tarefa. Se eu gostei do resultado?! Simplesmente ameiiiiii!!! Vejam como ela ficou linda!



Agora vamos falar sobre como eu fiz essa parede... minha principal preocupação era garantir um bom acabamento e evitar que o tecido ficasse desfiando. Além disso, eu queria evitar fazer lambança com cola. A primeira coisa que pensei foi em usar tecido adesivo, mas quando fui procurar para comprar percebi que ficaria um pouco caro, e como eu sou a favor da decoração econômica e criativa decidi fazer meu próprio tecido adesivo em casa usando papel termocolante! E não é que deu super certo?! Vem comigo que eu vou explicar tudinho...

Você vai precisar de:

  • Tecidos variados
  • Papel termocolante
  • Ferro de passar
  • Régua
  • Lápis
  • Espátula
  • Verniz incolor em spray
  • Tesoura e/ou cortador circular e/ou estilete

Comecei medindo a parede e determinando o número e o tamanho de cada quadradinho de tecido. Escolhi usar quadrados de 20 x 20 cm. Cortei um quadrado de papelão com essas medidas para servir de gabarito e facilitar minha vida... depois, com auxílio do gabarito cortei os pedaços de tecido com uma sobra de aproximadamente 1 dedo em cada lateral (Já vou explicar o motivo dessa sobra, é importante). Fiz o mesmo com o papel termocolante.




Com os pedaços de tecido e papel já cortados é hora de montar os adesivos. Para quem nunca trabalhou com papel termocolante aqui vai uma breve explicação de como usar... esse papel tem duas faces diferentes. Uma delas é áspera e a outra lisa. A face áspera é o termocolante propriamente dito, e a face lisa é o adesivo. Coloque o tecido sobre uma superfície lisa com a estampa virada para baixo e posicione a face áspera do termocolante sobre o avesso do tecido, mantendo, portanto, a face lisa voltada para cima. Aqueça o ferro de passar (eu uso a temperatura indicada para tecidos de algodão) e passe sobre o papel termocolante. Minha sugestão é usar um paninho qualquer entre o ferro e o papel para não queimar o adesivo. O que vai acontecer é que o calor do ferro vai derreter o termocolante e fazer com que ele fique aderido ao avesso do tecido.


Depois que o termocolante estiver aderido ao tecido use o gabarito para marcar o tamanho final do seu adesivo.


O motivo de termos feito o adesivo com sobra foi para garantir um melhor acabamento. A próxima etapa é cortar no tamanho desejado, eu usei um cortador circular, mas você pode usar um estilete ou até mesmo uma tesoura. Na hora de cortar você estará pressionando o termocolante sobre as fibras do tecido e isso evita que o tecido desfie. Depois de cortar eu passei o ferro novamente para garantir e fiquei com um monte de quadradinhos de tecido adesivo prontinhos para irem para a parede!


Antes de colar na parede eu montei um esquema com os quadradinhos de tecido espalhados pelo chão. Decidi a posição de cada um e depois fui passando um por um para a parede...


A face lisa do papel termocolante é na verdade uma película que protege o adesivo. Basta destacá-la, assim como fazemos com papel contact...



Destaque uma pequena parte da película e cole na parede. Vá puxando o restante da película devagar e alisando o tecido com auxílio de uma espátula para evitar a formação de bolhas...




Repita o processo com todos os quadradinhos de tecido. Use um estilete para fazer o acabamento nas quinas e cortar os excessos. Finalize com duas demãos de verniz incolor em spray e pronto! Sua parede está pronta!

Vejam o antes e depois da minha...



Eu fiquei apaixonada pela minha parede!!! E vocês meninas, o que acharam?!

Estou mexendo em mais algumas coisas nesse cantinho e quando terminar venho mostrar para vocês!

Essa foi minha participação na BC de hoje, mas tem muitos outros projetos lindos pela blogosfera!!! Ao longo do dia vou atualizando os links aqui!

Cici (C de Cici) - Coração de crochê
Alessandra (Alê Bordados e Crochê) - Cachecol feito no tear
Bruxa (Poções de Arte) - Projeto Sacolas
Karen (By Karen Kessler) - Necessaire
Josye Duran (Totalmente Cor de Rosa) - Clutch
Kaku (Lilicutes) - Uma tag bem feminina
Mônica (Mônica Artesanatos) - Vestido
Eliane Vilela (Lih Só Faz Artes) - Conjunto colete e touca coruja em crochê
Gabriela Barreto (Ateliê da Gabriela) - Parede de divinos
Josiene Vassalo (Arquitetura Ene) - Pinguins de pet 
Silvana Cotrim (Recicla, cria e decora) - A gueixa e as meninocas
Crocheteando... momentos - Ovos coloridos
Mari Rodrigues (Art & Casa) - Barrica forrada com chita
Beatriz Paulistana (Pequenos Grandes Pensantes - Projeto crochê
Jussara Silva (Caminhando na Arte) - Cestinho de tecido e juta
Patrícia Gonçalves (Fuxicando Ideias) - Vidros florais com fotos
Patricia (Arteencantos) - Tapete coruja
Chris (Ponto Cruz da Chris) - Puxa saco
Gelia Carvalho (Eu Que Ffiz Ou Quase Isso) - Laço de cabelo de feltro

Beijos e ótimo final de semana!

40 comentários:

  1. Olá!
    Simplesmente Maravilhoso!!!
    Amei tbém!!! Nossa fiquei com uma vontade danada!!!!!
    Ficou lindo demais, Parabéns!!!!
    Lindo FDS!
    Um super bjo!

    Alê- Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  2. :O :O :O
    A-PAI-XO-NEI!!! Realmente sua parede ficou linda e vai inspirar muitos DIY, com esse pap maravilhoso que elaborou.
    Participação brilhante, obrigada por estar nessa mais uma vez. Os tecidos em tons de azul são lindos!
    Abração esmagador e lindo dia.

    ResponderExcluir
  3. Oi MAria Carolina!!

    Ficou incrível de linda!!
    Uma parede de patchwork é meu sonho de consumo para o meu atelie... com o seu PAP fiquei ainda mais tentada..... rsrsrs

    Qual papel voce usou?

    Beijos,

    Karen

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Sua parede ficou um verdadeiro encanto, amei!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Maria Carolina estou aqui de boca aberta!!! Eu vi no Fb, mas vim aqui conferir a história de perto, e eis que me deparo até com PAP. Show de bola!!! Parabéns!!!! Parabéns 1000 vezes!!!! rsrsrrs

    Bjs querida, tb estou ausente, me desculpe!

    Kaku

    ResponderExcluir
  6. lindo,lindo,lindo....
    muito legal compartilhar este passo eu tinha feito a muitos anos só com cola e sei que deu uma trabalheira e não fico muito bom não ,vou e experimentar este que me parece melhor.
    bjão
    Mônica

    ResponderExcluir
  7. Muito show de bola, um trabalho lindo e compensador, ficou divina
    fico imaginando uma em tons de verde kkk
    parabéns pelo trabalho perfeito


    Levando seu link

    Bjus

    Lih

    ResponderExcluir
  8. Maria Carolina está desculpada pela ausência. Ela já foi justificada. Afinal você fez essa parede linda. Parabéns pelo pap super explicadinho. Esta técnica é ótima também pra aplicar tecido em mdf. Beijos e um ótimo final de semana. Gabriela Barreto

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol, adorei a sua parede e o seu PAP, muito legal compartilhar com a gente, pois com certeza muitas meninas vão se animar e vão fazê-lo também. Dá trabalho mas vale a pena realizar um projeto tão lindo como este, as estampas combinaram bastante uma com as outras. Você é muito criativa, parabéns!
    Beijinhos e um finde maravilhoso!
    Ene ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Ficou lindo o seu projeto!!!
    O PAP esta muito bem explicado. Muito capricho. Parabéns!!!
    Um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  11. Oi, vim ver sua participação na BC da Bruxa, simplesmente amei!!! Parabéns e obrigada por compartilhar. Beijos, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  12. Amei...simplesmente Divino!!!!! Me inspirou pra fazer meu home office!!!Parabéns pelo talento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita e pelo comentário!!!
      Bjs!

      Excluir
  13. Nossa, menina, ficou bem legal. Comprei um armário cinza de aço e estou pensando em fazer patch e este teu jeito é bem mais fácil. E limpo.
    Parabéns pelo projeto e pela participação.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo projeto...pois está um sucesso! Bj

    ResponderExcluir
  15. Ficou MARAVILHOSA, apaixonante mesmo, adorei!!!!!
    Amei a ideia do termocolante, pode dar um trabalhinho no início mas depois fica super prático. Parabéns pelo projeto!
    Também estou participando do desafio.
    Bom fim de semana!
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  16. Carol, ficou linda sua parede, eu que sou fã de azul, apaixonei.Parabéns.
    Imagino o trabalhão. Adorei a dica do papel termocolante
    Besitos e um final de semana abençoado

    ResponderExcluir
  17. Tô passada com a sua paciência, antes de tudo. Eu não teria coragem... rs!
    Ficou linda a sua parede, mulher... mil parabéns!
    Sensacional e personalizada.
    Bjns e um lindo findi!
    :)

    ResponderExcluir
  18. Carol querida ,, lindó lindó ,,, lindó,, yo hace tiempo que quiero hacerme una pared de géneros con pachwork ,, pero no había visto como trabajar el papel encolado ,, genial y lindó amiga

    ResponderExcluir
  19. Carol,
    Nem acreditei que esse papel existe! Amei!!! Quero já!
    Muito obrigada por compartilhar e sua parede ficou linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Boa noite amiga Carolina!!!
    Menina que luxo ficou essa parede.
    Quero uma assim...
    Tenha uma semana feliz e abençoada!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  21. Carolina, não me canso de olhar seu projeto. Ficou maravilhosa a parede. Parabéns!
    Boa semana!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  22. OI Maria Carolina, a parede ficou linda. Nossa, eu nem me imagino conseguindo fazer uma transformação linda dessa! Parabéns!
    Uma ótima semana pra você
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  23. Carol
    Nossa que trabalho lindo. Vim aqui várias vezes olhar o pap. Não acreditei quando vi.... lá no FB vi a foto e estava achando que era com cola. Quando via a postagem desacreditei rsrsrs. Essa dica é perfeita! Ficou um trabalho, limpo, lindo, e muito caprichado!!!
    Ficou M AR A V I L H O S O!!! Digno de sair em revista!

    bjs e uma semana abençoada
    Paty

    ResponderExcluir
  24. Carol,
    Ficou simplesmente maravilhosa a parede!!! Fiquei encantada!!! Bjs e ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  25. amei, e f fiquei querendo ter uma dessa flor...........realmente ficou um encanto e de quebra esse pap super fácil em ser seguido...beijos e até breve

    http://patricia-aria.blogspot.com.br/2014/04/tapete-coruja.html

    ResponderExcluir
  26. Que doces maravilhas eu vi por aqui hoje minha querida,gostei da tua parede,eu só não colocaria em azul porque eu sou do benfica e o meu clube pertence à cor vermelha!! Por falar no meu clube,este ano tivemos muita sorte,ganhamos o campeonato e ganhamos praticamente todas as taças,só nos falta o jogo da taça de portugal e aposto que com esta sorte toda tambem vamos ganhar. Beijinhos e fica com deus!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  27. Amei essa sua ideia. Ficou linda demais essa sua parede! Ficou show! Me deu vontade de fazer uma assim no meu quarto. Vou procurar esse papel termocolante.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  28. ARRASOU!
    beijocas,sejamos gentil.
    tenha uma semana abençoada.

    ResponderExcluir
  29. Adorei a sua parede. Seu projeto arrasou! Obrigada por explicar tão bem como vc fez.
    Que sua semana seja maravilhosa! Bjs

    ResponderExcluir
  30. UAU ficou perfeitooooooo!
    Super amei amei amei...

    Parabéns!

    Bjs
    http://www.vidadenoiva.blog.br/

    ResponderExcluir
  31. Puts vc é muito porreta mesmo eu achando que vc tinha feito com cola e vc inventa seu tecido adesivo, avve muito criativo, sabe que eu vou usar esta técnica para reformar um banheiro depois mostro louquinha para fazer o mesmo, só preciso procurar uns tecidos bonitinhos!
    Ficou Show de bola.

    bjs

    ResponderExcluir
  32. Maria que coisa mais linda ficou a sua parede!
    ficou um charme! Adorei

    ResponderExcluir
  33. Maria Carolina!! que menina prendada e talentosa!!! Ficou linda, as cores e estampas combinaram perfeitamente. Show!!!!
    Quero ver mais...
    Um beijo

    ResponderExcluir
  34. Ameiii quero fazer tbm
    Parabens pelo resultado final,ficou lindo
    bjo

    ResponderExcluir
  35. Olá, querida Carol
    Uma preciosidade ficou como fruto de quem se empenha na arte com ânimo e generosidade...parabéns!!!
    To com um monte de quadrinhos pra aproveitar em xadrez... veio em ótima hora a sua aula tão fácil!!!
    Seja muito abençoada e feliz!!!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  36. Deve ter dado muito trabalho mas ficou linda!Beijinhos

    ResponderExcluir
  37. Oi Carol! Vc me deixou morrendo de vontade de fazer uma parede como essa, ficou linda! Parabéns!!! Obrigada pelo recadinho lá no blog e por lembrar de mim, fiquei muito feliz!!!! Espero conseguir fazer visitas mais frequentes a vc!!! Beijão,
    Mel

    ResponderExcluir
  38. Olá ! mulher abençoada...

    vim deixar meu carinho....
    seus mimos são lindos.
    te seguindo, me aprova vai....
    para sempre estar aqui.
    neste espaço criativo....

    boa semana.....cheia de alegrias....

    BEIJOS !!!

    ResponderExcluir
  39. Adorei seu blog e suas dicas. Vou assinar o feed pra ficar por dentro das novidades.
    Bjs e sucesso sempre!
    Ju

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!