sexta-feira, 27 de junho de 2014

Blogagem Coletiva 1 Projeto por Mês (junho) | Jardim vertical feito com madeira reciclada

Oi gente!

Chegamos à última sexta-feira do mês, o que significa que é dia de mais uma blogagem coletiva "1 Projeto por Mês" promovida pelo blog Poções de Arte!


Minha postagem está sendo publicada um pouco mais tarde do que eu gostaria, mas o importante é que estou conseguindo participar mais uma vez!!!

A história do meu projeto é a seguinte... há alguns dias estava na casa da minha avó colhendo laranjas com ela e vi uma pedaço de madeira "perdido" no quintal. Apesar de estar velho e sujinho eu logo soube que aquele pedaço de madeira poderia servir para um projetinho que eu estava com vontade de colocar em prática há algum tempo. Perguntei para a minha avó se podia levá-lo para casa comigo. Ela disse que sim, mas que achava que a madeira estava ruim, pois era um pedaço que havia se soltado de uma porta, mas que se eu quisesse podia pegar. Lavei a madeira, deixei secar e vi que ela ainda estava em bom estado... claro que haviam marcas deixadas pelo tempo, mas quem foi que disse que isso é uma coisa ruim?! As marcas que o tempo deixou mostram que essa madeira tem história, e isso para mim é extremamente importante, nesse caso são histórias da casa onde eu cresci e vivi a maior parte da minha vida!!!

A ideia era transformar o pedaço de madeira em um painel para compor um jardim vertical... obviamente quando meu marido viu o estado da madeira ele riu... sério gente, ele não parava de rir. Disse que eu estava ficando doida e que não tinha jeito de fazer aquele "pedaço de madeira" ficar bonito. Quando eu disse que queria deixar a madeira com "cara" de madeira de demolição, aí que ele riu mesmo, rsrs, ouvi muitas piadinhas ao longo do processo, mas ok, eu relevo, rsrs. E posso falar, ficou do jeitinho que eu queria e no final das contas ele teve que dar o braço a torcer, porque também gostou muito do resultado!!! Vamos ver como eu fiz?!

Obs: Algumas fotos estão escuras, pois na maior parte do tempo só pude trabalhar nele durante a noite...

Eis aqui o famigerado "pedaço de porta" já limpo. Lavei com água e detergente e deixei secando ao sol.


Lixei a madeira e apliquei uma camada de verniz incolor fosco para "selar" a superfície da madeira. Observem que eu deixei algumas manchinhas de tinta branca que estavam na madeira, foi proposital, achei que elas ajudariam a dar o aspecto rústico e envelhecido que eu queria.


Esperei o verniz secar e comecei a pátina envelhecida. Escolhi usar tons pastel porque queria uma pátina suave. Usei tinta acrílica nas cores verde água e rosa bebê. Para espalhar a tinta usei uma trincha própria para pátina que comprei em uma casa que vende produtos para artesanatos, mas qualquer trincha serve. O segredo é usar pouca tinta no pincel e fazer pinceladas longas, sempre no mesmo sentido, no caso, o sentido dos veios da madeira...



Esperei a tinta secar e lixei a superfície para desgastar a pintura, mais em algumas áreas do que em outras...


O próximo passo foi envelhecer as cores com betume. Usei betume solúvel em água (também conhecido como acqua betume). Apliquei usando a trincha para pátina. Minha dica é usar o betume bem diluído, pois assim você vai alcançando o grau adequado de envelhecimento aos poucos. Vejam como ficou:


Eu simplesmente amei os tons que eu consegui com essa técnica de pátina envelhecida!!!!!

Depois foi só aplicar duas demãos de verniz incolor em spray e o painel estava pronto!

Mas não seria um jardim vertical sem o vasos, certo?! Então para finalizar parafusei alguns vasinhos de cerâmica no painel de madeira. Meus vasinhos já vieram com um furo para colocar o parafuso (ou prego) e também já vieram pintados com efeito pátina, mas você também pode criar esse efeito em qualquer vasinho de cerâmica que tiver em casa.


Depois foi só plantar algumas mudinhas e eis o resultado!!!



Eu estou simplesmente apaixonada pelo meu pequeno jardim vertical!!! Estou louca para encontrar outros pedaços de madeira dando sopa por aí!!!rsrs

Espero que tenham gostado! Não deixem de visitar os outros blogs participantes desta BC! Ao longo do dia vou atualizando os links por aqui!

Beijos e ótimo final de semana!!!!!

Blogs participantes:

Poções de Arte - Cartão fraldinha
Crocheteando Momentos - Floreira de parede
Meu Lado Arteiro - Tela de scrap
Pequenos Grandes Pensantes - Photoshop e Crochê
C de Cici - Flor de crochê
Lilicutes by Kakuseisha - Letras 3D como diplay de doces 
Ale Bordados e Crochê - Semaninha
Patches by Márcia Ruiz - Carteira com técnica picote
Mari Art & Casa - Bonequinha de feltro
Vivendo e Atuando - Tilda e Zentangle
Ateliê da Gabriela - Minha família em quadros
Caminhando na Arte - Quadrinho de isopor
Lih só Faz Artes - Tapete para a sala
Recicla, Cria e Decora - Projeto duplo
Casinha da Eliane - Aventais para vidros
Arquitetura Ene - Agenda jeans

38 comentários:

  1. A-ha-ha... seu marido engoliu os risinhos né? rsrsrs com todo o respeito. Vou te contar uma coisa, ele vai se acostumar... o meu ficava incrédulo e muitas vezes olhava torto, agora, ele cata as coisas, acredita? Diz assim: "olha, dá pra fazer..." rsrsrs. Aguarde e verá a transformação... rsrs.

    Amei o tom da sua pátina e vi potencial na madeirinha quando mostrou (não estando comida e podre, tem potencial sempre). Seu jardim, dizer o quê? Tá lindo, ficou tão cute, tão bonitinho... e o melhor, lembranças da casa da vovó por perto (que saudade da minha!) e por falar nela, ela já viu????

    Já atualizei a caverna, obrigada por participar novamente!
    Abração esmagador e lindo dia.

    ResponderExcluir
  2. Lindo demais, quando o assunto são flores eu me apaixono, parabéns, seu jardim ficou lindo

    Levando o link


    Bjus

    Lih

    ResponderExcluir
  3. Amei, quando o assunto são flores eu me apaixono, a madeira ficou linda e o jardim perfeito

    Levando seu link

    Bjus

    Lih

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    hehehe, meu marido faz a mesma coisa comigo, viu?! Dps fala q. ficou bonito, kkkkk...
    Ele fala q. o meu crochê é uma terapia e gasta pouco, pq eu faço e desmancho e faço de novo (qdo estou aprendendo algo novo e não acerto, rsrsrsrs...eu morrendo de raiva e ele se divertindo, rsrsrs...)
    Olha, o seu Jardim ficou lindo demais...estou na torcida de vc encontrar mais madeira para fazer mais...
    Já levei seu link!

    Um super bjo!

    Alê- Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  5. Carol vc arrasou! Ficou lindo demais, parabéns!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  6. Olá! Ficou lindo demais. Ando com essas ideias aqui na cabeça, rs, quando a obra de minha casa terminar...hum...vou me inspirar, ficou show!!!
    Vou atualizar lá no blog seu link, ah, tente a técnica do picote, vai gostar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. RSRSRSR seu marido mordeu a linguá!!!!!!Ficou lindo.
    Parabens pelo belo trabalho, levei seu link passe la em casa pra ver oque fiz. Um beijo da Eliane.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Carolina, você fez um belo trabalho, o jardim está lindo, marido ficou contente
    apesar de querer fazer doutra mamiganeira, beijos amiga

    ResponderExcluir
  9. Sei bem como é essa sensação de rirem quando saímos atrás de algum "cacareco". Hoje em dia aqui em casa ninguém faz mais isso, pois já consegui um certo grau de credibilidade após as minhas investidas no mundo da reciclagem. Acredito que ninguém mais vai duvidar de vc de agora em diante. Ficou lindo!! O efeito de madeira de demolição ficou show e os vasinhos caíram como luva no trabalho. Parabéns sou sua fã!!

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
  10. Ficou super charmoso! Os vasinhos, as flores, tudo combinando! Amei!!
    Acho que todo marido eh assim, rsrsrsrsrsr
    So dao o braco a torcer quando veem o resultado.
    Bjs e um otimo final de semana!

    ResponderExcluir
  11. Ficou bem lindo!
    Talvez também faça um assim...pra outro recanto!
    Bj amigo!

    ResponderExcluir
  12. Belo projeto, belo resgate...kk....adoro uma reciclagem. Ficou simplesmente um luxo seu painel com as flores.
    bjs
    Edi
    meuladoarteiro

    ResponderExcluir
  13. Adorei, achei super lindo, uma graça!
    Vou tentar fazer pra colocar na sacada hihi :D
    Beijoss

    http://luizelaize.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Florzinha!
    Quanto tempo! como você está?
    Amei seu projeto, amo plantinhas e reciclagem...então você juntou o que mais amo!
    Adoro paps com fotos fofas! só vou poder participar amanhã do projeto...
    Bjos mil ♥

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkkkkk... parece que eu tava vendo o seu marido rindo!! O meu tb fala que tô ficando maluca e lixeira com esse negócio de ficar olhando calçadas e caçambas... hahaha!
    E como não dar o braço a torcer? Ficou sensacional.
    Os vasinhos e plantas, perfeitos!!
    Parabéns por mais este projeto!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  16. Adorei! Ficou lindo! Aonde pode participar nessa blogagem? bju

    ResponderExcluir
  17. Ainda bem que vc não ligou para os comentários... Rsrs. Olha só que maravilha de projeto. Percebi que muitas de nós escolheu reaproveitar algum material para fazer o projeto. Muito bom isso, a natureza com certeza agradece. Parabéns!!!
    Bom final de semana, bjo.

    ResponderExcluir
  18. Ai Carol, não sei o que dizer desta sua perseverança em transformar um pedaço de madeira velha em um jardim vertical, só tenho que parabenizá-la pelo lindíssimo trabalho e dizer que amo muito tudo isso :-) Simplesmente ficou maravilhoso e lindo o seu jardim, ameeei!
    Beijos docinhos e um finde maravilhoso!
    Ene ♥

    ResponderExcluir
  19. Ideia maravilhosa! Eu estava querendo fazer um aqui no meu apto, uma hortinha vertical, mas nao sabia como poderia ser, agora sua ideia me deixou animada! Vamos ver! Parabens pela ideia!!

    Apareça lá no blog!

    Bjs e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  20. Carol,

    Ficou lindo demais, adorei o efeito envelhecido da madeira.
    Liga não, arteira sofre, somos umas incompreendidas as vezes.
    Mas depois ninguém aguenta "nóisssssss".
    Besitos e um final de semana abençoado

    ResponderExcluir
  21. Eu que estou apaixonada pelo seu jardim
    aiii.... só suspiros por aqui

    bjoss

    Mônica

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela criatividade, Maria Carolina. O seu jardim vertical ficou muito lindo.
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  23. Oi Carol, ficou lindo demais. Eu ameeeeeeei, parabéns pelo projeto!
    Vou atualizar...
    Bom domingo, bjos!
    Mari.

    ResponderExcluir
  24. Que lindo!! o que não faz o olhar de uma artista para uma peça que ninguém dá valor!!
    Já mostrou para sua avó? ela vai ficar muito orgulhosa da neta!
    Um beijo e bom domingo!

    ResponderExcluir
  25. Boa noite amiga Maria Carolina!!!
    E depois não é que tu tinhas razão...ficou perfeitamente lindo seu jardim...
    Até sua avó se surpreendeu, não é mesmo?
    Parabéns!!!
    Tenha uma semana feliz e abençoada!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  26. Que buen trabajo amiga querida usar ese pedazo de tabla y poner esas macetas , me gusto mucho ese mini jardín en alto,,, que tengas un buen comienzo semana
    Besos

    ResponderExcluir
  27. Fala a verdade: tem coisa que só mulher vê. Homem tem vista embaçada. kkkkkkk
    Ficou perfeito seu projeto, menina!!
    E as flores coloriram de maneira bem graciosa o s vasinhos.
    Lindos, amei, quero um. Pronto, chega.
    Abraços e beijos.
    Ah, levando link pra atualizar post.

    ResponderExcluir
  28. AMEI a ideia!
    Quero fazer aqui no apê, é pequenino mas com essa ideia vai ficar lindooo..


    Bjs
    Tem sorteios rolando no blog!
    > http://www.vidadenoiva.blog.br/

    ResponderExcluir
  29. Adorei a i´deia , vou caçar madeira kkk
    beijinhos e boa semana.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Vai vendo, quem tem olho prá coisa, valoriza até um pedacinho jogado de madeira !!!
    Ficou mesmo maravilhoso !!!
    Eu amei, mas amei dicunforça, srsrrs

    Estou tentada a copiar, srsrssr

    Bjus 1000 querida e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  31. quem sabe sabe, eu jamais saberia o que fazer com um pedacinho de madeira, cada um com seu dom e o seu ficou lindo.....perfeito.....parabéns.............bjus e uma ótima semana.....

    ResponderExcluir
  32. Oi CArol, ja comentei em algum lugar contigo né que passo a mesma coisa, apesar de não fazer transformações tão lindas quanto as suas, amei.

    Parabéns por contribuir por um mundo melhor e mais bonito.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  33. Meu sonhoooooooooooooooo
    achei a coisa mais linda do mundooooooooooooo
    onde vc achou os vasinhos? nunca vi pra vender com parafuso já =/

    Bjs

    http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. OI flor!
    Enfim cheguei rsrrs

    Ah se te entendo..rsrs até meu marido acreditar que o velho pode ser transformado sofri muito rsrrs. Hoje é ele quem trás pra casa as velharias..rsrsr e ainda transforma!
    Mas te digo que vc. fez um excelente trabalho, amei de paixão as cores! Ficou linda demais com osa vasinho Carol. Nossa que deve estar rindo agora é vc. com essa arte maravilhosa.
    Parabéns, parabéns, ficou um charme só! ^^

    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  35. Que lindo que ficou!
    mas você não contou o que seu marido disse quando viu o projeto pronto!

    donaingrid.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oi Carolina
    Não consegui enfim postar na data o projeto mas pelo menos postei que iria participar...rs
    Vim babar mais um pouco teu jardim fofo...
    bjos

    ResponderExcluir
  37. Oi Carolina,
    obrigada pelo carinho...
    Uma linda semana!

    ResponderExcluir
  38. Ficou belo! No dia que eu tiver um jardim vou fazer igual amiga. Sou doida pra fazer um com escadas, sabe como é? Beijos =*

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!