segunda-feira, 23 de junho de 2014

Receitas | Bolo de tangerina com cobertura de chocolate

Olá meninas! Tudo bem com vocês?!

Aqui em casa nós amamos bolo! Em uma das últimas folgas do meu marido eu queria fazer alguma coisa gostosa para comermos enquanto assistíamos aos jogos e pensei inicialmente no querido bolo de cenoura, mas ao abrir a geladeira vi que não tinha nenhuma por lá, mas tinha tangerina!!! Chegou a "acender uma lâmpada sobre a minha cabeça", mas como eu sempre ouvi falar que é difícil fazer bolo de tangerina, porque fica amargo e tal, resolvi pesquisar na internet para fazer direito e achei uma receitinha bem fácil, na verdade, é como um bolo de cenoura mesmo, onde as cenouras são substituídas pela tangerina. Para agradar ainda mais ao maridão fiz uma cobertura de chocolate infalível e o resultado ficou incrível! O bolo fez muito sucesso, rolou pedaço pra tia, pra irmã... rsrs. Já faz mais de uma semana e eu continuo ouvindo as pessoas falando sobre o bolo! Sendo assim, vim aqui compartilhar a receitinha com vocês!

Como estamos na época das tangerinas elas estão doces e deliciosas!!! Então aproveita que hoje é dia de jogo do Brasil, "meio feriado", rsrs, e faz aí na sua casa também!!!

Bolo de tangerina com cobertura de chocolate


Ingredientes

Massa

> 4 ovos
> 2 tangerinas poncã (descascadas, sem as sementes e sem a parte branca que fica no centro dos gomos)
> 1 xícara (chá) de óleo
> 2 xícaras (chá) de açúcar
> 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
> 1 colher (sopa) de fermento em pó

Fonte da receita aqui

Cobertura

> 2 xícaras (chá) de leite
> 4 colheres (sopa) de chocolate em pó (não é achocolatado)
> 4 colheres (sopa) de açúcar
> 2 colheres (sopa) margarina

Obs: Eu uso o chocolate e não o achocolatado porque não gosto de cobertura muito doce. Se você quiser mais doce pode aumentar a quantidade de açúcar ou trocar o chocolate por achocolatado.

Modo de preparo

Massa

No liquidificador bata os pedaços de tangerina com os ovos. Acrescente o óleo, e a seguir o açúcar. Bata bem. Em uma vasilha coloque a farinha e vá acrescentando aos poucos a mistura de tangerina, mexendo bem até formar uma massa lisa e homogênea. Por último, junte o fermento e misture delicadamente. Coloque a massa em uma fôrma untada e enfarinhada. Leve ao forno médio preaquecido em 180ºC por aproximadamente 40 minutos, ou até assar completamente. Depois de assado retire do forno, espere esfriar um pouco e desenforme.

Cobertura

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até chegar ao ponto desejado. Eu gosto do ponto de brigadeiro mole.

Depois é só espalhar a cobertura sobre o bolo e se deliciar!!! Se quiser pode acrescentar algumas raspinhas de tangerina na massa para acentuar o sabor, mas tome cuidado e raspe apenas a parte laranja da tangerina, pois a parte branca deixa um sabor muito amargo.

Faz aí e depois me diz se não é um espetáculo!!!

Beijos e ótimo dia!!!

16 comentários:

  1. Hummm, delícia!!!

    melhoresposa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol que delicia, sabe que fiz um bolo de tangerina uma vez só, ai não ficou la estas coisas, mas agora vendo este seu com cobertura, acho que vai rolar hein!!

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  3. Primeira vez que vejo bolo de tangerina, parece uma delícia.
    beijinhos e boa semana.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bonito ficou.
    Gostoso, eu não sei. Que tal me mandar um pedaço? rs
    Por aqui, marido não é muito de bolos, mas eu e a enteada... aff... até demais! rs
    Adorei a receitinha. Parece ótima mesmo.
    Bjs
    :)

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha, copiei a receita. Aqui em casa sempre tem tangerina, vou fazer...
    Adorei a receita, a foto é de dar água na boca!
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  6. Oi Querida, bom dia!!

    Veja, estou há tempos sem conseguir visitá-la e quando venho, temos bolo de tangerina, já engordei, uns 5kg, só com os olhos, rsrs!!
    Por aqui tb adoramos, mas eu e minhas filhas, meu marido não come!!
    Esses dias, me lembrei de ti, vi uma receita de bolo de cenoura feita com pudim de chocolate, ainda não fiz ... e qdo fizer venho de avisar, as amigas que já fizeram, disseram-me, que é simplesmente delicioso!!

    Bem, querida, já me vou ... como sempre, o tempo é curto, ou sou eu que não sei administra-lo, um super abraço, fiques com Deus!!

    ResponderExcluir
  7. Eu fazia esse bolo numa boa,no entanto não lhe colocaria a cobertura de chocolate!! Eu gosto imenso de bolo de laranja,por acaso já há algum tempo que não faço porque as laranjas aqui na minha zona,já passou a altura delas e então não há laranjas para fazer esse bolo que eu tanto gosto!! Costumo fazer muitas vezes bolo de iogurte,fica maravilhoso sempre que o faço!! Desejo-te restos de um excelente mês de Junho,tudo de bom para ti!! Nunca te esqueças de sempre visitar o meu cantinho,beijinhos fofinhos!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. esse é novo, ainda não tinha ouvido falar em bolo de tangerina (pra nós no norte é mexerica)
    parece ser saboroso
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Carol deve ter ficado divino e super aromático!
    Receita anotada!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  10. Esse eu nunca comi, mas parece ser uma delícia, no primeiro jogo do Brasil eu fiz um bolo de limão com creme de ganache, ficou uma gostosura, a família inteira amou :-)
    Quando eu for ao mercado vou comprar pokan e tentarei fazer este.
    Beijinhos e uma semana divina!
    Ene

    ResponderExcluir
  11. Hola Matia Carolina ! Rico ese bolo de tanguerina ! Una receta muy deliciosa

    ResponderExcluir
  12. Huuuuuum....fiquei com vontade de experimentar!
    Beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  13. Oi Caroliiiiiina, que saudades de vc!!! Nossa, eu não curto tanto tangerina, mas olhando assim até deu vontade de experimentar!!! O de cenoura eu faço uma receita que peguei no youtube e acho o melhoooor de todos. Bjksssss e boa semana

    ResponderExcluir
  14. delicia!
    espero sua suqueira, e muito obrigada pelo carinho.
    beijocas,sejamos gentil

    ResponderExcluir
  15. hehe, vc adivinhou meu desejo! Vai bem próximo pelo menos. Fiz bolo de laranja essa semana, tava numa vontade doida rsrs.
    bjos

    ResponderExcluir
  16. Vou salvar aqui,rs...que bom que compartilhou com a gente
    bjo

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!