quarta-feira, 4 de junho de 2014

Receitas | Gratinado de bacalhau com brócolis

Oi gente!!!

Peguei um resfriado e estou meio "murchinha", com aquela sensação horrível de corpo mole, sabem como é né?! Somado a isso tem o trabalho e os estudos, que me ocupam muito tempo, e por isso estou um pouco devagar com as coisas do blog, mas estou fazendo o possível para não ficar muito tempo fora daqui.

Hoje trouxe uma receitinha para compartilhar com vocês. Essa é daquelas comidinhas para fazer com amor e agradar a quem a gente ama. Pelo menos foi assim que ela apareceu aqui em casa, em um dia em que eu queria fazer um almoço gostoso para o marido, com o desafio de usar apenas o que eu já tinha em casa. Como minha avó havia me presenteado na véspera com algumas postas de bacalhau (e eu simplesmente amo bacalhau), resolvi juntar em um só prato vários dos meus ingredientes preferidos. Vamos ver no que deu?!

Gratinado de bacalhau com brócolis


Ingredientes

> 500g de bacalhau dessalgado
> 4 batatas médias descascadas cortadas em rodelas com aproximadamente 1cm de espessura
> 1 cebola grande cortada em fatias finas
> Cheiro verde a gosto
> 1 maço de brócolis (usei apenas os ramos com flores)
> 2 colheres (sopa) de amido de milho
> 2 xícaras (chá) de leite
> 1 colher de sopa de margarina
> 100g de creme de ricota (se não tiver pode substituir por creme de leite)
> Queijos muçarela e/ou parmesão para polvilhar
> Sal a gosto
> Azeite a gosto

Modo de preparo

Afervente o bacalhau em água por 5 minutos. Retire o bacalhau da água, mas não jogue a água fora. Separe as lascas do bacalhau e reserve.

Separe uma parte da água do cozimento do bacalhau para cozinhar as batatas. Se necessário acrescente um pouco mais de sal. Quando estiverem "al dente" escorra as batatas e reserve.

Use o restante da água do cozimento do bacalhau para cozinhar o brócolis. Acrescente sal, se necessário. Reserve.

Em uma frigideira aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola até que elas fiquem macias. Acrescente o cheiro verde e reserve.

Prepare o molho branco. Dissolva o amido de milho no leite e leve ao fogo baixo com uma colher de sopa de margarina, mexendo até engrossar. Desligue o fogo e acrescente o creme de ricota. Misture bem, acerte o sal e reserve.

Espalhe um pouco de azeite no fundo de um refratário. Coloque os demais ingredientes na seguinte ordem: batatas, lascas de bacalhau, cebolas refogadas e brócolis. Cubra tudo com o molho branco e finalize com o queijo de sua preferência, eu usei uma mistura de muçarela e parmesão. Leve ao forno médio para gratinar e sirva em seguida.



Gente, essa combinação de ingredientes é tudo de bom!!! Faz aí e me conta!!!

Desejo a todas um ótimo dia! Deus abençoe vocês!!!

Beijinhos!

18 comentários:

  1. Adoro essa combinação o aspeto é divino.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi querida!
    A receita parece gostosa, pena que não gosto de bacalhau... rsrsrs
    Melhoras pra vc!!!

    ResponderExcluir
  3. Carol, Carolinaaa, blogando cedinho hein? E é pq tá dodói. Espero que vc fique boa logo, viu? é muito ruim está indisposta e ter um monte de coisa para fazer, principalmente estudar. Afe!!
    Melhoras!
    Eu adoooro essa alquimia!! Misturar td q tem em casa para ver no quê que dá. E ao que me parece daqui desse lado da telinha, ficou uma delíciaaaaaaaa,

    Beijooooooooos

    Nena Lira

    ResponderExcluir
  4. Tenho brócolos e bacalhau...vou experimentar! Bj

    ResponderExcluir
  5. Carol,
    Já te falei que seu blog engorda, né.Venho aqui e depois vou prá cozinha.
    Vou comprar bacalhau prá fazer essa delícia. Meu filho Daniel ama brócolis, come uma plantação...rsrs... Parece história mentirosa de mãe quando conto. Faço sempre 2 maços de uma vez. Melhoras prá você, gripe é dose.E eu também inventei de mudar algumas coisinhas no banheiro, estou igual o Batoré, na base de dorflex, nem te conto...kkkk.
    Besitos

    ResponderExcluir
  6. Receitas com bacalhau só gosto mesmo do famoso bacalhau à braz!! É delicioso!! Quero desejar-te um excelente mês de Junho,fica bem,tudo de bom!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Oi Carolina, é a Vi, postas de bacalhau é muito bom, super saborosa, já fiquei imaginando a delicia que ficou esse prato, deu até vontade.
    Sei bem como são essas gripes fiquei mais de mês gripada, melhorei depois de tomar vitamina C com zinco.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  8. Hola Carol !! Esa receta de bacalao se ve muy rica !! Me encanta el gratinado lo malo que engorda tanto

    ResponderExcluir
  9. Oi Carolina!

    Deu água na boca... Adoro bacalhau! Também iria gostar muito desta combinação, mas o maridão não pode nem com o cheiro do brócolis... Hehehe

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que delícia. Parece maravilhoso!
    Venha participar do MEGA SORTEIO lá no blog, são 5 peças artesanais. Você não pode perder...
    Te espero lá!

    http://www.studioartecasa.com.br/2014/06/mega-sorteio-o-studio-leva-arte-sua-casa.html

    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  11. Deve ter ficado maravilhoso!!! Tudo que eu gosto!
    A aparência ficou incrível! Creme de ricota? humm, muito bom
    Um beijo

    ResponderExcluir
  12. Eu imagino... fiquei com vontade, embora não coma nenhum tipo de carne (o peixe ainda me permito quando não há mais opção nenhuma). Também amo brócolis e os uso em macarrão, torta, salada... hummm... a cara tá ótima.

    Ontem eu e marido mudamos algumas plantinhas de lugar em nosso jardim. Assim, aos poucos vamos deixando bem bonito. Não vejo a hora!!!! Obrigada pelo carinho com a postagem.

    Espero que fique livre desse resfriado rapidinho.

    Abração e ótima semana.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde amiga Maria Carolina!!!
    Salivei...
    Vou tentar fazer sim...obrigada por compartilhar!!!
    Tenha uma semana feliz e abençoada!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    essa gripe está forte, tome bastante chá de limão e mel que ajuda. Adorei sau dica eu gsaoto muito de broco lis.
    Bjos tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  15. Humm, marido ia gostar dessa receita!
    =)
    bjo

    ResponderExcluir
  16. Maria Carolina querida, ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii a receita, fiquei salivando aqui! Obrigada por compartilhar!
    Espero que estejas bem melhor da gripe!
    Beijossssssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  17. Que delíciaaaaaaa! Amo.
    http://gabriellyrosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Carol, eu paguei minha língua disse que não era muito chegada em bacalhau, mas minha mãe fez um Jesus comi horrores, agora com brócolis eu achoq ue vou comer ainda mais, pois adoro gratinado, quero hoje bem quentinho com arroz rsrs.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!