sexta-feira, 25 de abril de 2014

Blogagem Coletiva 1 Projeto por Mês (Abril) | Minha parede de patchwork + tecido adesivo DIY

Oi genteee!

Última sexta-feira do mês = dia da blogagem coletiva "1 Projeto Por Mês" promovida pelo blog Poções deArte!!!


Andei um pouco sumidinha nos últimos dias, estava aproveitando os feriados e recessos para colocar algumas coisas da "vida real" em ordem, mas não podia deixar de participar da BC de hoje!

Meu projetinho era algo que eu já gostaria de ter feito há um bom tempo, mas fui adiando... adiando... e finalmente achei a ocasião perfeita para fazer minha tão sonhada parede de patchwork! *----*

Escolhi uma das paredes do cantinho do nosso quarto que estamos transformando em home office, aproveitei um dos dias do feriadão da Páscoa e "sequestrei" minha prima e fiel escudeira Allana para me ajudar na tarefa. Se eu gostei do resultado?! Simplesmente ameiiiiii!!! Vejam como ela ficou linda!



Agora vamos falar sobre como eu fiz essa parede... minha principal preocupação era garantir um bom acabamento e evitar que o tecido ficasse desfiando. Além disso, eu queria evitar fazer lambança com cola. A primeira coisa que pensei foi em usar tecido adesivo, mas quando fui procurar para comprar percebi que ficaria um pouco caro, e como eu sou a favor da decoração econômica e criativa decidi fazer meu próprio tecido adesivo em casa usando papel termocolante! E não é que deu super certo?! Vem comigo que eu vou explicar tudinho...

Você vai precisar de:

  • Tecidos variados
  • Papel termocolante
  • Ferro de passar
  • Régua
  • Lápis
  • Espátula
  • Verniz incolor em spray
  • Tesoura e/ou cortador circular e/ou estilete

Comecei medindo a parede e determinando o número e o tamanho de cada quadradinho de tecido. Escolhi usar quadrados de 20 x 20 cm. Cortei um quadrado de papelão com essas medidas para servir de gabarito e facilitar minha vida... depois, com auxílio do gabarito cortei os pedaços de tecido com uma sobra de aproximadamente 1 dedo em cada lateral (Já vou explicar o motivo dessa sobra, é importante). Fiz o mesmo com o papel termocolante.




Com os pedaços de tecido e papel já cortados é hora de montar os adesivos. Para quem nunca trabalhou com papel termocolante aqui vai uma breve explicação de como usar... esse papel tem duas faces diferentes. Uma delas é áspera e a outra lisa. A face áspera é o termocolante propriamente dito, e a face lisa é o adesivo. Coloque o tecido sobre uma superfície lisa com a estampa virada para baixo e posicione a face áspera do termocolante sobre o avesso do tecido, mantendo, portanto, a face lisa voltada para cima. Aqueça o ferro de passar (eu uso a temperatura indicada para tecidos de algodão) e passe sobre o papel termocolante. Minha sugestão é usar um paninho qualquer entre o ferro e o papel para não queimar o adesivo. O que vai acontecer é que o calor do ferro vai derreter o termocolante e fazer com que ele fique aderido ao avesso do tecido.


Depois que o termocolante estiver aderido ao tecido use o gabarito para marcar o tamanho final do seu adesivo.


O motivo de termos feito o adesivo com sobra foi para garantir um melhor acabamento. A próxima etapa é cortar no tamanho desejado, eu usei um cortador circular, mas você pode usar um estilete ou até mesmo uma tesoura. Na hora de cortar você estará pressionando o termocolante sobre as fibras do tecido e isso evita que o tecido desfie. Depois de cortar eu passei o ferro novamente para garantir e fiquei com um monte de quadradinhos de tecido adesivo prontinhos para irem para a parede!


Antes de colar na parede eu montei um esquema com os quadradinhos de tecido espalhados pelo chão. Decidi a posição de cada um e depois fui passando um por um para a parede...


A face lisa do papel termocolante é na verdade uma película que protege o adesivo. Basta destacá-la, assim como fazemos com papel contact...



Destaque uma pequena parte da película e cole na parede. Vá puxando o restante da película devagar e alisando o tecido com auxílio de uma espátula para evitar a formação de bolhas...




Repita o processo com todos os quadradinhos de tecido. Use um estilete para fazer o acabamento nas quinas e cortar os excessos. Finalize com duas demãos de verniz incolor em spray e pronto! Sua parede está pronta!

Vejam o antes e depois da minha...



Eu fiquei apaixonada pela minha parede!!! E vocês meninas, o que acharam?!

Estou mexendo em mais algumas coisas nesse cantinho e quando terminar venho mostrar para vocês!

Essa foi minha participação na BC de hoje, mas tem muitos outros projetos lindos pela blogosfera!!! Ao longo do dia vou atualizando os links aqui!

Cici (C de Cici) - Coração de crochê
Alessandra (Alê Bordados e Crochê) - Cachecol feito no tear
Bruxa (Poções de Arte) - Projeto Sacolas
Karen (By Karen Kessler) - Necessaire
Josye Duran (Totalmente Cor de Rosa) - Clutch
Kaku (Lilicutes) - Uma tag bem feminina
Mônica (Mônica Artesanatos) - Vestido
Eliane Vilela (Lih Só Faz Artes) - Conjunto colete e touca coruja em crochê
Gabriela Barreto (Ateliê da Gabriela) - Parede de divinos
Josiene Vassalo (Arquitetura Ene) - Pinguins de pet 
Silvana Cotrim (Recicla, cria e decora) - A gueixa e as meninocas
Crocheteando... momentos - Ovos coloridos
Mari Rodrigues (Art & Casa) - Barrica forrada com chita
Beatriz Paulistana (Pequenos Grandes Pensantes - Projeto crochê
Jussara Silva (Caminhando na Arte) - Cestinho de tecido e juta
Patrícia Gonçalves (Fuxicando Ideias) - Vidros florais com fotos
Patricia (Arteencantos) - Tapete coruja
Chris (Ponto Cruz da Chris) - Puxa saco
Gelia Carvalho (Eu Que Ffiz Ou Quase Isso) - Laço de cabelo de feltro

Beijos e ótimo final de semana!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Receitas | Batatas "esmagadas" crocantes

Oi gente!

Hoje é dia de receitinha aqui no blog, e essa é fácil, fácil, fácil... dá para fazer ainda hoje!!!

Quem é que não gosta de batata?! Sério?! Eu AMO batata e só não como crua porque faz mal...rsrs

Já faz um bom tempo que paramos de comer batata frita aqui em casa, não me leve a mal, eu amo batata frita, mas estamos em uma onda de reeducação alimentar e evitamos ao máximo comer fritura. Mas como continuamos amando batata vivemos procurando maneiras diferentes de fazer batata assada para substituir a batata frita, e foi assim que eu descobri essa receitinha no Pinterest, já fiz algumas vezes e virou queridinha da família!

Batatas "esmagadas" crocantes

Vamos começar falando das batatas. A quantidade depende da sua fome... e quanto ao tipo, embora nas fotos eu esteja usando batata inglesa (era a que estava na geladeira nesse dia) eu sugiro fortemente usar a batata asterix, aquela da casca rosada, pois ela é mais enxuta e fica bem mais crocante do que a batata inglesa. Lave bem as batatas, mas não retire a casca. Leve ao fogo para cozinhar em uma panela com água e um pouquinho de sal (leva mais sal depois então é bom tomar cuidado!).


Depois de cozidas, escorra as batatas e reserve.


Forre o fundo de um refratário com papel alumínio (facilita muito a limpeza depois), unte com um pouquinho de margarina e coloque as batatas mantendo um espaço entre elas.


Com auxílio de um soquete (ou o fundo de um copo), esmague as batatas.


Polvilhe sal granulado, orégano e pimenta calabresa a gosto. Finalize colocando um fio de azeite sobre as batatas.


Leve para assar em forno alto preaquecido (normalmente eu asso em 230-250ºC) até que elas estejam douradas.


Faz aí e me conta o que achou! Meu marido ficou viciado nessa batata e diz que é melhor que batata frita!!!

Espero que gostem da receita!

Beijos e ótimo dia!

terça-feira, 8 de abril de 2014

Ideias para o lar | Paredes de patchwork

Oi gente!

Tenho andado completamente apaixonada pela ideia de ter uma parede de patchwork em casa e por isso hoje decidi compartilhar algumas inspirações com vocês.

A palavra patchwork pode ser traduzida literalmente para o português como "trabalho com remendos" ou "trabalho com retalhos". No início essa técnica ficava restrita ao mundo das costurices. Ainda me lembro de quando criança ver minha avó guardando retalhos de tecidos para fazer colchas e almofadas. Na minha ingênua cabecinha de criança aquilo parecia ser inicialmente apenas um monte de pedaços de tecidos diferentes costurados juntos, até que o trabalho ganhava forma e ficava incrível. Com o tempo a técnica foi ganhando espaço... hoje em dia é possível ter trabalhos em patchwork revestindo móveis, objetos de decoração variados, e até mesmo paredes! Eu simplesmente amo patchwork!

Fico feliz por viver em uma época onde a criatividade parece não ter limites... onde tudo é possível no que diz respeito à arte. Onde ter uma parede amarela e outra pink no mesmo cômodo deixou de ser visto como algo estranho e passou a ser questão de estilo, personalidade. E se tem uma coisa que o patchwork definitivamente traz em si é personalidade, concordam?!

Venham comigo e deliciem-se com essas imagens lindíssimas e inspiradoras de paredes decoradas com patchwork. Com papel ou tecido, o resultado é simplesmente maravilhoso!

Preciosa pared de patchwork | Pretty and cute patchwork wall paper · ChicDecó
Imagem via Pinterest

HenHouse: Tuesday Ta-Dah!  Fabric squares on the wall.  Genius
Imagem via Pinterest

patchwork wall. not sure I could pull this off, but love it.
Imagem via Pinterest

Imagem via Laura Patchwork

Imagem via Ateliê Ciça Cordeiro

Imagem via: Bellananda Blog

patchwork wall
Imagem via: Pinterest

fabric wall -- Why not use Fabric Mod Podge to adhere a patchwork of fabric?
Imagem via: Pinterest

LOVE that patchwork wall & that dresser...would look soo good in our soon to be guest room!
Imagem via: Pinterest

Patchwork walls {Remembering the days} at {Aqeela's House}
Imagem via: Pinterest

Aqui em casa decidi decorar uma das paredes do meu home office com patchwork de tecido (simplesmente não resisto a um tecido gente!rsrs). Como o espaço é dividido por mim e pelo marido fizemos um acordo... ele deixou eu colocar tecido na parede desde que escolhêssemos uma paleta de cores sóbrias. Não foi difícil... minha cor preferida é azul então ele concordou tranquilamente. Vou tentar fazer a parede no feriadão da Páscoa e depois é claro que venho compartilhar todos os detalhes aqui no blog... por hora vou mostrar algumas das estampas que escolhi, só para aguçar a curiosidade de vocês!!!rsrsrsrs


E vocês, o que acham das paredes de patchwork?!

Beijos e ótimo dia!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Segunda Páscoa Linda #3 | Sugestões para presentear com brigadeiro

Oi gente!

Mais uma segunda-feira, mais um dia de Segunda Páscoa Linda, blogagem coletiva promovida pelo blog Decoração e Invenção!

Para a minha participação de hoje pensei em brigadeiros, afinal de contas Páscoa lembra chocolate e chocolate é quase sinônimo de brigadeiro aqui no Brasil. Tenho visto tantos ovos de Páscoa com preços surreais no mercado que decidi que esse ano vou fazer todos os presentes de Páscoa em casa mesmo, e acho que o brigadeiro é uma ótima opção para presentear os chocólatras de plantão, não acham?

Para o post de hoje selecionei ideias bacanas para presentear com brigadeiros e dar aquele toque de carinho que a Páscoa pede! São muitas opções de embalagem e você pode deixar a imaginação fluir... vamos ver alguns exemplos.

Embalagens de isopor são perfeitas para acomodar os brigadeiros. Você pode caprichar colando um desenho legal na tampa, ou até mesmo usar tecido, fitinhas, rendas, botões, etc... e uma tag para finalizar a embalagem.

Imagem via: Airu

Aqui os potinhos com brigadeiro de colher foram acomodados dentro de uma caixinha personalizada. Muito fofo!


E por falar em brigadeiro de colher... amei essa embalagem!!! Pelo que vi ela é facilmente encontrada em lojas que vendem produtos para festas e também pela internet. É um porta-brigadeiros em formato de brigadeiro!

Imagem via: M. Camicado

E essas panelinhas super fofas?! Amei...

Imagem via: Blog decor.art

Sabe aquela embalagem de ovos que você ia jogar fora?! Não faz isso não, olha como ela vira uma embalagem bacana para os brigadeiros...

Imagem via: Gouté

Você também pode usar aquelas marmitinhas de alumínio tipo quentinhas, o charme fica por conta dos detalhes!!!

Imagem via: Socorro na cozinha

Imagem via: Rosamundo

Sinceramente acho que o segredo para seu presente de Páscoa fazer sucesso e agradar a todos é o carinho, por isso sou fã de tudo o que é feito à mão, pois colocamos muito carinho em cada detalhe e definitivamente é isso o que faz esse tipo de presente ser tão especial!

Alguma de vocês vai presentear com brigadeiros nessa Páscoa?!

Ao longo do dia vou atualizando aqui os links dos blogs que estão participando da BC!!!

Mi Hernandez (Decoração e Invenção) - Coelhinho de retalhos
Gélia Carvalho (Eu que fiz ou quase isso) - Ideias para a Páscoa
Kakuseisha (Lilicutes) - Bolos em formato de coelho
Cici (C de Cici) - Orelhinhas de coelho
Bruxa (Poções de Arte) - Easter Tags
Mônica (Mônica artesanatos) - Capinha para tampa de pote
Josiene (Arquitetura Ene) - Guirlanda de balões
Paty (Fuxicando Ideias) - Páscoa romântica

Beijos, ótima segunda e ótima semana!!!

terça-feira, 1 de abril de 2014

Ideias para festas | A decoração DIY do meu aniversário

Oi gente!!!

Quero começar o post de hoje agradecendo a todas vocês pelos comentários na postagem de sexta-feira!!! Fiquei muito feliz em saber que meu caminho de mesa agradou! Ontem não pude participar da Segunda Páscoa Linda e também estou cheia de visitas atrasadas... vocês acreditam que eu fiquei 3 dias sem energia elétrica em casa?! Em função disso meu final de semana foi uma loucura, tivemos que dormir na casa de familiares e eu não consegui me organizar para fazer nada... mas graças a Deus resolvemos tudo.

Para quem não sabe eu fiz aniversário em março e para comemorar fiz uma pequena reunião em casa com a família. Foi tudo organizado em cima da hora, mas contei com a ajuda de uma prima muito querida que é meu braço direito para assuntos festeiros, rsrs. Tudo foi feito em casa mesmo, tivemos aproximadamente 6 horas para cozinhar e preparar a decoração... e deu tudo certo, amei o resultado!

Usamos muitas ideias de decoração bem legais e de baixo custo! Vou mostrar para vocês!

Eu amo a mistura de elementos rústicos e delicados, e queria alguma coisa com esse tema. Tudo começou com o caminho de mesa de juta e renda, ele foi o ponto de partida para a decoração. E já que era para ser rústico, nada melhor que um naked cake... eu já tinha postado uma receita aqui, lembram?! Usei a mesma massa, mas mexi um pouquinho no recheio, desta vez usei creme belga com morangos e chantilly, ficou perfeito!


Viram a borboletinha azul perto do bolo?! Fiz com latinha de refrigerante e tecido, aprendi a fazer no blog da Paty, o Fuxicando Ideias (passo a passo aqui). Fiz essas borboletas para decorar meu quarto, mas já que estavam prontas decidi usá-las na decoração da "festa" e achei que combinaram muito bem. Olha mais uma voando sobre os cupcakes... que por sinal, também estavam deliciosos... massa de chocolate (receita da massa aqui), recheio de brigadeiro e cobertura de ganache de chocolate meio amargo em uns e chantilly em outros.


Foi uma comemoração bem íntima, para poucas pessoas. Decidi por algo bem informal e investi em um cardápio de finger foods. Fiz enroladinhos de salsicha e girelas (também são um tipo de enroladinho) de queijo e presunto (receita da massa aqui) e dois tipos de quiche, uma de palmito e outra de cebola com ricota (receitas aqui e aqui). Como minha sala de jantar é integrada à cozinha, apoiei as comidinhas no balcão que separa os dois ambientes e coloquei à disposição pratinhos, talheres, guardanapos e copos para que todos ficassem bem à vontade. Infelizmente a maioria das fotos ficou ruim porque estava um pouco escuro, mas dá para ver aqui como fizemos para identificar cada prato. A ideia partiu da minha prima Allana, que usou pedaços de papelão dobrados para fazer tags com os nomes dos quitutes. Para seguir o tema do rústico e delicado ela colou tirinhas de renda. Não ficou fofo?! Eu amei essa ideia. No fundo da foto dá para ver que usamos um copo de vidro transparente como porta talheres. Decoramos com uma faixa de juta e por cima uma tira de renda arrematada em um lacinho.


Como minha mesa de jantar é de madeira maciça em estilo colonial, achei que combinaria com o tema, então afastei as cadeiras e montei uma mesa para as sobremesas. Além do bolo e dos cupcakes que já mostrei para vocês no início do post, fiz um cheesecake de ricota e morangos (receita aqui). Para decorar usei meu caminho de mesa lindo, vasinhos decorados com sisal onde estavam plantadas suculentas e mini rosas. Lembram da carrocinha de madeira que foi centro de mesa do casamento da minha cunhada (post aqui)?! Ganhou um vasinho de Kalanchoe (flor da fortuna). Espalhei as borboletas pela mesa e nos vasos. Para dar mais destaque à mesa fizemos uma cortina com tiras de papel crepom azul.





E então, o que acharam?

Foi tudo muito simples, totalmente DIY e feito com muito carinho!!!

Por falar em carinho... a prima que eu mencionei nesse post entrou para o time de blogueiras e ela criou o Allana com dois L, um blog super fofo para tratar de assuntos diversos do universo feminino! Se pudere, façam uma visitinha, tenho certeza de que ela ficará muito feliz e retribuirá o carinho!

Espero que tenham gostado e que alguma das ideias que nós usamos sirva de inspiração para vocês!

Beijos e ótimo dia!