sexta-feira, 27 de junho de 2014

Blogagem Coletiva 1 Projeto por Mês (junho) | Jardim vertical feito com madeira reciclada

Oi gente!

Chegamos à última sexta-feira do mês, o que significa que é dia de mais uma blogagem coletiva "1 Projeto por Mês" promovida pelo blog Poções de Arte!


Minha postagem está sendo publicada um pouco mais tarde do que eu gostaria, mas o importante é que estou conseguindo participar mais uma vez!!!

A história do meu projeto é a seguinte... há alguns dias estava na casa da minha avó colhendo laranjas com ela e vi uma pedaço de madeira "perdido" no quintal. Apesar de estar velho e sujinho eu logo soube que aquele pedaço de madeira poderia servir para um projetinho que eu estava com vontade de colocar em prática há algum tempo. Perguntei para a minha avó se podia levá-lo para casa comigo. Ela disse que sim, mas que achava que a madeira estava ruim, pois era um pedaço que havia se soltado de uma porta, mas que se eu quisesse podia pegar. Lavei a madeira, deixei secar e vi que ela ainda estava em bom estado... claro que haviam marcas deixadas pelo tempo, mas quem foi que disse que isso é uma coisa ruim?! As marcas que o tempo deixou mostram que essa madeira tem história, e isso para mim é extremamente importante, nesse caso são histórias da casa onde eu cresci e vivi a maior parte da minha vida!!!

A ideia era transformar o pedaço de madeira em um painel para compor um jardim vertical... obviamente quando meu marido viu o estado da madeira ele riu... sério gente, ele não parava de rir. Disse que eu estava ficando doida e que não tinha jeito de fazer aquele "pedaço de madeira" ficar bonito. Quando eu disse que queria deixar a madeira com "cara" de madeira de demolição, aí que ele riu mesmo, rsrs, ouvi muitas piadinhas ao longo do processo, mas ok, eu relevo, rsrs. E posso falar, ficou do jeitinho que eu queria e no final das contas ele teve que dar o braço a torcer, porque também gostou muito do resultado!!! Vamos ver como eu fiz?!

Obs: Algumas fotos estão escuras, pois na maior parte do tempo só pude trabalhar nele durante a noite...

Eis aqui o famigerado "pedaço de porta" já limpo. Lavei com água e detergente e deixei secando ao sol.


Lixei a madeira e apliquei uma camada de verniz incolor fosco para "selar" a superfície da madeira. Observem que eu deixei algumas manchinhas de tinta branca que estavam na madeira, foi proposital, achei que elas ajudariam a dar o aspecto rústico e envelhecido que eu queria.


Esperei o verniz secar e comecei a pátina envelhecida. Escolhi usar tons pastel porque queria uma pátina suave. Usei tinta acrílica nas cores verde água e rosa bebê. Para espalhar a tinta usei uma trincha própria para pátina que comprei em uma casa que vende produtos para artesanatos, mas qualquer trincha serve. O segredo é usar pouca tinta no pincel e fazer pinceladas longas, sempre no mesmo sentido, no caso, o sentido dos veios da madeira...



Esperei a tinta secar e lixei a superfície para desgastar a pintura, mais em algumas áreas do que em outras...


O próximo passo foi envelhecer as cores com betume. Usei betume solúvel em água (também conhecido como acqua betume). Apliquei usando a trincha para pátina. Minha dica é usar o betume bem diluído, pois assim você vai alcançando o grau adequado de envelhecimento aos poucos. Vejam como ficou:


Eu simplesmente amei os tons que eu consegui com essa técnica de pátina envelhecida!!!!!

Depois foi só aplicar duas demãos de verniz incolor em spray e o painel estava pronto!

Mas não seria um jardim vertical sem o vasos, certo?! Então para finalizar parafusei alguns vasinhos de cerâmica no painel de madeira. Meus vasinhos já vieram com um furo para colocar o parafuso (ou prego) e também já vieram pintados com efeito pátina, mas você também pode criar esse efeito em qualquer vasinho de cerâmica que tiver em casa.


Depois foi só plantar algumas mudinhas e eis o resultado!!!



Eu estou simplesmente apaixonada pelo meu pequeno jardim vertical!!! Estou louca para encontrar outros pedaços de madeira dando sopa por aí!!!rsrs

Espero que tenham gostado! Não deixem de visitar os outros blogs participantes desta BC! Ao longo do dia vou atualizando os links por aqui!

Beijos e ótimo final de semana!!!!!

Blogs participantes:

Poções de Arte - Cartão fraldinha
Crocheteando Momentos - Floreira de parede
Meu Lado Arteiro - Tela de scrap
Pequenos Grandes Pensantes - Photoshop e Crochê
C de Cici - Flor de crochê
Lilicutes by Kakuseisha - Letras 3D como diplay de doces 
Ale Bordados e Crochê - Semaninha
Patches by Márcia Ruiz - Carteira com técnica picote
Mari Art & Casa - Bonequinha de feltro
Vivendo e Atuando - Tilda e Zentangle
Ateliê da Gabriela - Minha família em quadros
Caminhando na Arte - Quadrinho de isopor
Lih só Faz Artes - Tapete para a sala
Recicla, Cria e Decora - Projeto duplo
Casinha da Eliane - Aventais para vidros
Arquitetura Ene - Agenda jeans

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Receitas | Bolo de tangerina com cobertura de chocolate

Olá meninas! Tudo bem com vocês?!

Aqui em casa nós amamos bolo! Em uma das últimas folgas do meu marido eu queria fazer alguma coisa gostosa para comermos enquanto assistíamos aos jogos e pensei inicialmente no querido bolo de cenoura, mas ao abrir a geladeira vi que não tinha nenhuma por lá, mas tinha tangerina!!! Chegou a "acender uma lâmpada sobre a minha cabeça", mas como eu sempre ouvi falar que é difícil fazer bolo de tangerina, porque fica amargo e tal, resolvi pesquisar na internet para fazer direito e achei uma receitinha bem fácil, na verdade, é como um bolo de cenoura mesmo, onde as cenouras são substituídas pela tangerina. Para agradar ainda mais ao maridão fiz uma cobertura de chocolate infalível e o resultado ficou incrível! O bolo fez muito sucesso, rolou pedaço pra tia, pra irmã... rsrs. Já faz mais de uma semana e eu continuo ouvindo as pessoas falando sobre o bolo! Sendo assim, vim aqui compartilhar a receitinha com vocês!

Como estamos na época das tangerinas elas estão doces e deliciosas!!! Então aproveita que hoje é dia de jogo do Brasil, "meio feriado", rsrs, e faz aí na sua casa também!!!

Bolo de tangerina com cobertura de chocolate


Ingredientes

Massa

> 4 ovos
> 2 tangerinas poncã (descascadas, sem as sementes e sem a parte branca que fica no centro dos gomos)
> 1 xícara (chá) de óleo
> 2 xícaras (chá) de açúcar
> 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
> 1 colher (sopa) de fermento em pó

Fonte da receita aqui

Cobertura

> 2 xícaras (chá) de leite
> 4 colheres (sopa) de chocolate em pó (não é achocolatado)
> 4 colheres (sopa) de açúcar
> 2 colheres (sopa) margarina

Obs: Eu uso o chocolate e não o achocolatado porque não gosto de cobertura muito doce. Se você quiser mais doce pode aumentar a quantidade de açúcar ou trocar o chocolate por achocolatado.

Modo de preparo

Massa

No liquidificador bata os pedaços de tangerina com os ovos. Acrescente o óleo, e a seguir o açúcar. Bata bem. Em uma vasilha coloque a farinha e vá acrescentando aos poucos a mistura de tangerina, mexendo bem até formar uma massa lisa e homogênea. Por último, junte o fermento e misture delicadamente. Coloque a massa em uma fôrma untada e enfarinhada. Leve ao forno médio preaquecido em 180ºC por aproximadamente 40 minutos, ou até assar completamente. Depois de assado retire do forno, espere esfriar um pouco e desenforme.

Cobertura

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até chegar ao ponto desejado. Eu gosto do ponto de brigadeiro mole.

Depois é só espalhar a cobertura sobre o bolo e se deliciar!!! Se quiser pode acrescentar algumas raspinhas de tangerina na massa para acentuar o sabor, mas tome cuidado e raspe apenas a parte laranja da tangerina, pois a parte branca deixa um sabor muito amargo.

Faz aí e depois me diz se não é um espetáculo!!!

Beijos e ótimo dia!!!

terça-feira, 17 de junho de 2014

Ideias DIY | Tutorial: Como fazer pôsteres do tipo Keep Calm... usando o site Keep Calm-o-Matic

Oi gente!!!

Andei meio sumidinha, mas voltei com um tutorial bem bacana para compartilhar com vocês!!!

Há um tempo atrás vi em algum lugar na internet um pôster do tipo Keep Calm fazendo uma brincadeira com a frase Home Sweet Home (Lar doce Lar) e a expressão Home Office (que já virou um termo popular para os "escritórios" montados em casa). O resultado foi a frase "Home Sweet Office". Achei muito fofo, e nesses dias em que estive fora da blogosfera me curando de um resfriado e organizando a "vida real" decidi fazer um quadrinho desses para decorar o meu home office.

Para executar meu projeto usei um site bem bacana que facilita muito a vida de quem pretende montar seu próprio Keep Calm, o "The Keep Calm-O-Matic", vocês já ouviram falar?! Apesar de ser um site gringo (está todo em inglês), a interface é bem intuitiva e fácil de usar e em poucos minutos seu pôster está pronto para ser impresso. Como eu sou muito boazinha, kkkkkkk, decidi montar um tutorial para facilitar ainda mais a vida de vocês... me acompanhem e vejam que molezinha!

Esta é a página inicial, que você pode acessar clicando aqui. Uma vez nesta página o primeiro passo é clicar na aba "CREATE A POSTER".

Feito isso, uma nova página se abrirá. Vamos usar a opção "Keep Calm Poster". A primeira coisa que devemos fazer nesta página é criar o texto. Podemos criar frases usando de 1 a 5 linhas. Observem a região marcada em azul. Em cada retângulo desses devemos escrever as palavras que vão compor a frase que desejamos no nosso pôster.

Vou usar o meu pôster como exemplo para ficar mais claro. Como eu já mencionei anteriormente eu escolhi a frase "Home Sweet Office". Como esta frase só possui 3 palavras eu não usei as 5 linhas, deixei a linha 2 e a linha 4 em branco. Observem que no lado direito da tela é exibida uma prévia do pôster conforme as alterações são feitas.

Agora é hora de escolher o "logo" (o desenho que fica em cima do texto). Para isso basta clicar no desenho da coroa...

E a seguinte página se abrirá:

Você pode navegar pelas categorias listadas no lado esquerdo da tela e selecionar a imagem mais adequada para o seu pôster. É possível ainda importar imagens do Facebook ou Instagram, e carregar imagens salvas em seu computador (neste caso use a opção "upload your image"). No meu caso escolhi a opção "Logos and Symbols" e selecionei o coração. Basta clicar em cima da figura desejada.

Hora de escolher a cor de fundo do pôster! Para isso clique no quadradinho vermelho como mostrado abaixo:

Você pode escolher uma imagem como plano de fundo navegando pelas categorias do lado esquerdo da tela, pode escolher também imagens diretamente do Facebook ou Instagram, ou ainda, se preferir usar um fundo liso com apenas uma cor escolha a opção "Choose a colour".

Eu escolhi a categoria "Floral" e a opção "Birds"...

A seguir, escolha a cor do texto clicando em "Text Colour"...


Selecione a cor desejada e clique em "Apply".


Você também pode escolher o tipo de letra selecionando uma das opções apresentadas em "Text Font". Eu escolhi a terceira opção.


Para determinar o tamanho da letra e o tamanho do pôster clique na aba "Show More Options"...


Nos campos que eu marquei em azul você deve escolher o tamanho da letra e em amarelo as dimensões do pôster, ambas estão em pixels. Para fazer a conversão e saber o tamanho em cm usei a relação 1 cm ~ 38 px (peguei essa relação no Google). Para o meu pôster escolhi as dimensões aproximadas de uma folha A4 (793 px de largura e 1096 px de altura) e para as letras usei 100 px para a palavra "Sweet" e 150 px para as demais. Você pode ir testando outros tamanhos e visualizando na prévia até atingir o tamanho desejado.

Depois disso, preencha seu nome no campo "Your Name" e clique em "Create my Poster".


Clique na opção salvar e a seguir escolha o formato desejado, eu escolhi PDF.



Depois é só "logar" usando uma conta de e-mail ou de uma rede social e o arquivo será salvo em seu computador. A partir daí é só imprimir e usar!


E voilà, ficou assim:


Para imprimir usei papel cartão branco 180 g/m² de tamanho A4!!! Comprei um porta-retrato com dimensões adequadas para o tamanho da figura e emoldurei em casa mesmo!!! Assim que eu terminar de organizar meu cantinho venho mostrar para vocês!

Espero que tenham gostado!

Beijos e ótima semana!!!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Receitas | Gratinado de bacalhau com brócolis

Oi gente!!!

Peguei um resfriado e estou meio "murchinha", com aquela sensação horrível de corpo mole, sabem como é né?! Somado a isso tem o trabalho e os estudos, que me ocupam muito tempo, e por isso estou um pouco devagar com as coisas do blog, mas estou fazendo o possível para não ficar muito tempo fora daqui.

Hoje trouxe uma receitinha para compartilhar com vocês. Essa é daquelas comidinhas para fazer com amor e agradar a quem a gente ama. Pelo menos foi assim que ela apareceu aqui em casa, em um dia em que eu queria fazer um almoço gostoso para o marido, com o desafio de usar apenas o que eu já tinha em casa. Como minha avó havia me presenteado na véspera com algumas postas de bacalhau (e eu simplesmente amo bacalhau), resolvi juntar em um só prato vários dos meus ingredientes preferidos. Vamos ver no que deu?!

Gratinado de bacalhau com brócolis


Ingredientes

> 500g de bacalhau dessalgado
> 4 batatas médias descascadas cortadas em rodelas com aproximadamente 1cm de espessura
> 1 cebola grande cortada em fatias finas
> Cheiro verde a gosto
> 1 maço de brócolis (usei apenas os ramos com flores)
> 2 colheres (sopa) de amido de milho
> 2 xícaras (chá) de leite
> 1 colher de sopa de margarina
> 100g de creme de ricota (se não tiver pode substituir por creme de leite)
> Queijos muçarela e/ou parmesão para polvilhar
> Sal a gosto
> Azeite a gosto

Modo de preparo

Afervente o bacalhau em água por 5 minutos. Retire o bacalhau da água, mas não jogue a água fora. Separe as lascas do bacalhau e reserve.

Separe uma parte da água do cozimento do bacalhau para cozinhar as batatas. Se necessário acrescente um pouco mais de sal. Quando estiverem "al dente" escorra as batatas e reserve.

Use o restante da água do cozimento do bacalhau para cozinhar o brócolis. Acrescente sal, se necessário. Reserve.

Em uma frigideira aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola até que elas fiquem macias. Acrescente o cheiro verde e reserve.

Prepare o molho branco. Dissolva o amido de milho no leite e leve ao fogo baixo com uma colher de sopa de margarina, mexendo até engrossar. Desligue o fogo e acrescente o creme de ricota. Misture bem, acerte o sal e reserve.

Espalhe um pouco de azeite no fundo de um refratário. Coloque os demais ingredientes na seguinte ordem: batatas, lascas de bacalhau, cebolas refogadas e brócolis. Cubra tudo com o molho branco e finalize com o queijo de sua preferência, eu usei uma mistura de muçarela e parmesão. Leve ao forno médio para gratinar e sirva em seguida.



Gente, essa combinação de ingredientes é tudo de bom!!! Faz aí e me conta!!!

Desejo a todas um ótimo dia! Deus abençoe vocês!!!

Beijinhos!